Acidez

De onde vem, e para que serve, a acidez dos vinhos?

A acidez de um vinho resulta da presença de diversos ácidos, alguns provenientes das uvas, como tartárico, málico e cítrico, outros que são gerados durante o processo de fermentação, como o lático e o succínico. A maioria dos ácidos presentes no vinho são orgânicos, mas há também uma pequena quantidade de ácidos inorgânicos, sem falar em outros tipos de compostos que, mesmo não ácidos, colaboram para a percepção de acidez.

Quando experimentar um vinho refrescante, saiba que o frescor e a vivacidade de um vinho, branco ou tinto, têm influência direta do ácido málico. Já aqueles vinhos que “pegam na garganta”, costumam muitas vezes ter níveis elevados de ácido tartárico.

Em contrapartida, baixos níveis de acidez podem refletir-se em um vinho com pouco aroma, o que diminui muito a experiência da degustação.

A acidez é muito importante na estrutura e no equilíbrio de um vinho. Para ler mais sobre o que é um vinho equilibrado, clique aqui.

Quanto mais alto for o teor de açúcar residual em um vinho, mais acidez ele vai precisar, para alcançar equilíbrio. Mesmo que o nosso paladar se engane, vinhos suaves, doces, podem conter mais ácidos, na verdade, que os ácidos vinhos leves e secos!

Trocadilhos à parte, acidez é um dos elementos que preservam o vinho no processo de envelhecimento. Vinhos de guarda, quando consumidos antes da hora ideal, podem ter sua acidez ressaltada, por ainda não terem adquirido a suavidade, nem perdido a aspereza.

Então, é assim: acidez de menos tira o sabor; acidez de mais traz azedume.

Procure equilíbrio no seu vinho! E nunca deixe de procurar equilíbrio, principalmente, na sua vida!





Você está em

Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.