Vinho orgânico ou biodinâmico é mais gostoso?

Em praticamente todos os segmentos, incluindo o vinho, existe uma demanda crescente por produtos comprometidos com o meio ambiente. Mas a dúvida é: esses vinhos com certificação ecológica são melhores do que os vinhos convencionais? São mais gostosos? Têm qualidade superior? 

Um estudo recentemente publicado, elaborado por 2 profissionais da UCLA, University of California, em conjunto com um profissional da KEDGE - Bordeaux Business School, aventurou-se buscando respostas.

A metodologia foi simples. A pesquisa analisou as pontuações obtidas por 74.148 vinhos californianos, produzidos entre 1998 e 2009. Para isso, foram usadas, como fonte, as 3 publicações internacionais mais importantes desse ramo: Wine Spectator Magazine, Wine Enthusiast e Wine Advocate. Se quiser conhecer os critérios de cada uma delas, clique aqui.

Pois bem. O resultado dessa comparação mostra como evidente uma associação entre a adoção de práticas ecológicas, seja na vinha ou na vinícola, com maiores índices de classificação de qualidade do vinho, e de expressão do terroir. Ou seja, ser orgânico ou biodinâmico, segundo a pesquisa, faz com que o vinho seja de maior qualidade, sim.

Há que se lembrar que essas pontuações são fruto de degustações realizadas por profissionais, e não por consumidores convencionais. Um público específico formado por especialistas em vinho certamente não representa fielmente o mercado real de vinhos, onde existem consumidores de todos os espectros de conhecimento.

Ironicamente, dois terços das vinícolas da Califórnia que adotam a certificação ecológica (sejam orgânicos ou biodinâmicos) não divulgam isso no rótulo de suas garrafas. Por quê? Apesar dos produtores reconhecerem que a adoção de práticas ecológicas faz um vinho de maior qualidade, eles, produtores californianos, são motivados por um falso sentimento vigente entre os consumidores de seus vinhos, de que vinhos com rótulos ecológicos seriam de qualidade inferior. Pois é. Vivendo e aprendendo...

Vale lembrar, também, que essa pesquisa restringiu-se à Califórnia. O contexto de outras regiões vinícolas ao redor do mundo, bem como a legislação vigente em cada país para vinhos orgânicos ou biodinâmicos, pode, de fato, ser muito diferente.

Quer um exemplo? Nos EUA, você pode colocar no rótulo “vinho produzido com uvas cultivadas organicamente”, ou então, um selo oficial de “vinho orgânico”. Nesse segundo caso, significa necessariamente a ausência de sulfitos, cuja finalidade é preservar o vinho, estabilizar o sabor, e eliminar odores incomuns. Será que não é esse o motivo da tal percepção de inferioridade por parte dos consumidores? Se quiser ler mais sobre sulfitos, clique aqui.

De qualquer forma, vale toda essa informação, para ajudar cada um de nós a formar a própria opinião sobre o assunto. Até porque, nem tudo que está na moda é legal. Mas vinho orgânico ou biodinâmico, talvez, seja sim...

Então, para encerrar, se quiser ler mais sobre esse assunto, clique aqui.




Você está em

Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.