Carignano del Sulcis

Não perca a chance de conhecer essa denominação de origem! Venha conosco!!!

Existe uma grande ilha no mar Mediterrâneo, entre as penínsulas Itálica e Ibérica, que só perde em tamanho para a “irmã” Sicília, já que ambas fazem parte da Itália. O nome da ilha? Sardenha!

Pois bem. No sudoeste da Sardenha encontram-se os Montes Sulcis, uma cadeia de montanhas que dá nome à própria região onde se localiza.

Sulcis é, em termos geológicos, a área mais antiga de toda a Sardenha, onde estão importantes sítios arqueológicos, e é um local protegido pela UNESCO como patrimônio natural da humanidade.

A denominação de origem Carignano del Sulcis é restrita a vinhos tintos e rosés (rosso e rosato) de uvas da variedade Carignano, cultivadas somente em 18 pequenos municípios da região, e de acordo com restritas normas de cultivo e de produção. Se quiser ler mais sobre a Carignano, uma uva pouco conhecida, clique aqui.

A vitivinicultura é uma das muitas tradições locais nessa região de abundante exposição solar, e também de muitos ventos, que combinados com um solo arenoso, proporcionam a produção de vinhos muito bem estruturados, encorpados, de bom teor alcoólico e muito aromáticos.

A idade média das vinhas de Sulcis é de 60 a 70 anos, podendo chegar, muitas vezes, até a mais de 100 anos! Se você quiser entender como a idade de uma vinha interfere na qualidade do vinho que ela produz, clique aqui.

A combinação de todas essas condições resulta na produção de vinhos muito finos e da mais alta qualidade, e que são classificados da seguinte forma:

 Novelo, um vinho leve de cor vermelho rubi e aroma muito frutado, com sabor seco e marcante.

 Riserva, submetido a pelo menos 2 anos de envelhecimento, adquire cor rubi mais profunda e aromas mais intensos, além de um sabor mais elegante.

 Superiore, produzido somente a partir de uvas cultivadas no sistema chamado "Alberello Latino", sem apoio. Dessa maneira, os solos arenosos pobres e bem drenados induzem a videira a ter um controle próprio de seu vigor. A luz solar intensa promove o acúmulo de açúcares e outros compostos na fruta, e facilita a maturação dos taninos. Os vinhos Carignano del Sulcis Superiore apresentam cor vermelho grená e maior grau alcoólico, mas muito bem equilibrado, e são considerados vinhos tintos muito distintos.

 Passito, elaborado com uvas naturalmente secas, e envelhecido por 9 meses, é um vinho que apresenta teor alcoólico mínimo de 16°.

A Itália guarda muitos segredos. A diversidade de vinhos é um deles. Mas a gente vai descobrindo, segredo a segredo, e conta tudo!

Uma curiosidade: na Sardenha, os vinhedos estão tão integrados à paisagem, e a viticultura é tão intrínseca à cultura dos habitantes da ilha, que costuma-se dizer que não é o homem, mas sim o ambiente que cuida das vinhas. Deveria ser sempre assim, não é?




Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.