Condrieu

Os vinhedos denominados Condrieu situam-se no Vale do Rhône, na margem direita do rio, a cerca de 40 km ao sul de Lyon, na França.

Essa região estende-se por mais de cem hectares, no cruzamento de três departamentos, Rhône, Loire e Ardèche, e está espalhada por sete diferentes cidades.

As vinhas crescem em encostas tão íngremes, que em Condrieu só o cultivo em terraços é possível.

A única uva permitida, nos vinhos rotulados Condrieu, é a branca Viognier. Se quiser ler mais sobre Viognier, clique aqui.

Condrieu são vinhos brancos muito concentrados e aromáticos. A alta concentração de aromas e sabores deste vinho vem do baixo rendimento da uva, das difíceis condições de crescimento, e da espera para a colheita.

Em geral esses são vinhos secos, mas algo entre 3 e 4% da produção da denominação referem-se a vinhos de sobremesa.

Os vinhos de Condrieu desfrutam de uma reputação de excelência, há muitos séculos, e a região foi reconhecida oficialmente pelo sistema francês de denominação em 1940. Mas a praga da filoxera e as dificuldades do início do século 20 fizeram com que muitos abandonassem o cultivo de uva e desistissem da produção de vinho, em Condrieu.

Felizmente, graças à persistência de alguns produtores, a sobrevivência dos vinhos Condrieu está assegurada. E, em 1986 as regras da apelação de origem foram revistas, tornando-se ainda mais rígidas, em prol de vinhos de qualidade ainda maior.

Para harmonizar um Condrieu na entrada, escolha, por exemplo, queijo brie ou foie gras. Durante a refeição, Condrieu é uma boa escolha para acompanhar aves, peixes, lagostas...

Mas a nossa principal dica é não esperar por um momento ideal para conhecer, degustar e apreciar um Condrieu. Momentos ideais são todos aqueles que vivemos. E há vinhos suficientes para todos eles.

Saúde!




Você está em

Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.