Carcavelos

Uma denominação de origem de vinhos raros. E, também por isso, ainda mais interessantes.

Esta pequena região portuguesa abrange parte dos municípios de Cascais e Oeiras. A proximidade de Lisboa tem seu ônus, porque a expansão urbana é uma grande ameaça aos vinhedos de Carcavelos, na foz do Rio Tejo.

O solo vermelho típico da região é uma mistura equilibrada entre calcário e argila. E a área é repleta de belezas naturais, como a praia de Carcavelos. E é também uma região com uma esplêndida e antiga história.

Com citações que remontam ao século 14, a primeira legislação a reconhecer Carcavelos é do século 18, criada pelo Marquês de Pombal, que inclusive possuía vinhedos na região. E, desde 1908, é uma denominação de origem controlada reconhecida, tendo sido primeiramente reconhecida como região demarcada.

O vinho de Carcavelos é um vinho conhecido como “Vinho Generoso”.

As uvas utilizadas na produção desse vinho são as autóctones (ou nativas) portuguesas Arinto, Boal, Galego Dourado, Negra Mole, Trincadeira e Torneiro. Para saber o que são uvas autóctones, clique aqui.

Carcavelos é um vinho rico em álcool, com teores que variam entre 18 e 20°. Muito aveludado, é um vinho envelhecido por um período mínimo de 2 anos de madeira. Seco, tem uma intensa cor topázio e um claro buquê de amêndoas e nozes.

Para experimentar um Carcavelos, sirva-o entre 12 e 14°C, como aperitivo ou ao final da refeição. Mas essa é, também, uma boa sugestão de vinho de meditação, até pela sua raridade.

Deguste-o, relaxe, e divirta-se. Se possível, na praia de Carcavelos...




Você está em

Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.