Constantia

Na África do Sul, essa região produz vinhos realmente incríveis, muitos deles premiados internacionalmente.

Segundo o sistema sul-africano, os vinhos rotulados como vinhos de origem, com a abreviatura WO (Wines of Origin) devem ser produzidos exclusivamente com uvas cultivadas na área demarcada, definida por lei.

Na Península do Cabo, extremo sudoeste da África do Sul, os quentes verões são refrigerados pela brisa do mar, e os invernos são frios, com pouca (às vezes nenhuma) geada.

As impressionantes montanhas do Cabo formam, como cenário, uma das mais belas regiões produtoras de vinho, de solos antigos considerados o berço do mundo.

A história do vinho de Constantia remonta ao século 17, quando o vinho de sobremesa produzido na região ficou famoso e era cobiçado e consumido pela aristocracia de várias partes da Europa.

O então famoso Vin de Constance, produzido com Moscatel, ganhou notoriedade graças a Napoleão, e também aos escritores ingleses Jane Austen e Charles Dickens. Atualmente assistimos a um esforço dos produtores locais em recriar esse estilo de vinho, com excelentes resultados.

Mas merecem destaque, também, vinhos secos produzidos em Constantia, com as uvas brancas Chenin Blanc, Sauvignon Blanc e Chardonnay, além de intensos tintos Merlot, e de cortes inspirados em Bordeaux.

Segundo a legislação do país, os vinhos de origem sul-africanos só podem ser rotulados como varietais, se compostos por ao menos 85% de determinada uva.

Ao todo, são 82 diferentes cepas aprovadas para a produção desses vinhos, todas da espécie Vitis vinifera, a maioria originalmente importada, mas algumas criadas localmente, pelo cruzamento de outras variedades. O exemplo mais emblemático é a Pinotage, proveniente do cruzamento entre a Pinot Noir e a Cinsault.

Os moradores da região costumam dizer que quem ainda não provou um Pinotage, ainda não viveu... Se quiser ler mais sobre essa uva, clique aqui.

E, para ler mais sobre a produção de vinhos na África do Sul, clique aqui.

E, bem-vindo a Constantia! Mais uma parada nesta viagem pelo mundo dos vinhos!




Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.