Trás-os-Montes

Esse nome, pitoresco para os brasileiros, significa “além das montanhas”. Vamos então, conhecer os vinhos produzidos em Portugal, além das montanhas?

Como dá para imaginar pelo nome, para chegar até Trás-os-Montes, é necessário atravessar montanhas. A recompensa é conhecer uma das regiões mais bonitas desse país.

Em Trás-os-Montes, existe um pacote completo de condições para a produção de grandes vinhos: altitudes que variam de 350 a 700 metros acima do nível do mar, verões intensos e secos com invernos rigorosos, solos pobre em nutrientes, e vinhedos velhos (alguns até centenários).

A existência de vinhas velhas na região, inclusive, é um sinal muito peculiar da qualidade reconhecida dos vinhos de Trás-os-Montes. Se quiser ler mais sobre a importância da idade dos vinhedos, clique aqui.

As uvas brancas mais utilizadas na região de Trás-os-Montes são Côdega de Larinho, Fernão Pires, Gouveio, Malvasia Fina, Rabigato, Síria e Viosinho. Os brancos de Trás-os-Montes costumam ser secos, apresentando equilíbrio entre intensos aromas frutados e leves florais, com uma acidez presente mas não excessivamente pronunciada.

Entre as uvas tintas, as principais em Trás-os-Montes são: Bastardo, Marufo, Tinta Roriz, Touriga Franca, Touriga Nacional e Trincadeira. Os vinhos tintos produzidos nas áreas mais quentes da região costumam ser os mais robustos. De uma maneira geral, esses são vinhos com uma intensidade muito consistente de cor, e aromaticamente muito frutados. Com teores alcoólicos muitas vezes elevados, costumam ser estruturados, com acidez correta e muito equilibrados.

A região de Trás-os-Montes é dividida em 3 sub-regiões:

Planalto Mirandês, onde uma série de condições favorece práticas mais naturais de cultivo.

Valpaços, onde a produção vitivinícola é muito antiga, remontando aos tempos do Império Romano.

Chaves, onde a região faz fronteira com a Espanha, e onde encontram-se famosas águas termais.

A paisagem de Trás-os-Montes é tão diversa quanto os vinhos produzidos na região. Esse é, sem dúvida, um bom destino para amantes do vinho. Que tal a sugestão?

E, se quiser ler mais sobre a produção de vinhos portugueses,clique aqui.




Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.