Fiano de Avellino

Essa é uma denominação classificada desde 2003 como DOCG, Denominação de Origem Controlada e Garantida, o mais alto status de um vinho na Itália. 

Da região da Campania, no sul do país, seu nome deve-se pela uva branca Fiano, com a qual esses vinhos são produzidos, e pelo nome da província, Avellino, onde vivem mais de 400 mil habitantes.

Os vinhos rotulados como Fiano di Avellino devem ser produzidos com, pelo menos, 85% da cepa Fiano. Os outros 15% podem ser compostos pelas uvas brancas Greco, Coda di Volpe e Trebbiano Toscano. Se quiser ler mais sobre a variedade Fiano, clique aqui.

A área de produção dos vinhos desta denominação inclui 26 municípios localizados no coração da província de Avellino, em áreas montanhosas com solos vulcânicos, muito adequadas para o cultivo da videira.

Os vinhos Fiano di Avellino são caracterizados por notas exuberantes de marmelo, flor de laranjeira, especiarias e avelãs. São vinhos com uma excelente mineralidade e acidez muito viva. De cor amarelo palha, esse é um vinho seco, de graduação alcoólica mínima de 11,5°.

Outra característica de Fiano di Avellino é ser um dos poucos vinhos brancos italianos dignos de envelhecimento, apesar de ser muitas vezes consumido jovem. Para amadurecê-los, os produtores optam por aço inoxidável, ou um breve período em madeira.

Para degustar um Fiano di Avellino, a harmonização pode ser com peixe. Mas a riqueza e a complexidade desse vinho permitem também boas combinações com pratos elaborados com frango ou carne de porco.

Bom, se ainda lhe faltam motivos para degustar um Fiano di Avellino, saiba que muitos consideram, esse, o melhor vinho branco do sul da Itália!

Se quiser ler um pouco mais sobre a Itália e seus vinhos, clique aqui.

 




Você está em

Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.