Okanagan

Na província canadense da Colúmbia Britânica, a terceira maior do país, está o pitoresco Vale Okanagan.

Okanagan é uma das áreas definidas pelo sistema de denominação de origem do Canadá, o Vintners Quality Alliance (VQA).

O Vale Okanagan se estende por 250 km, com 5 sub-regiões distintas, cada uma com diferentes condições de solo e clima. E cada uma adequada ao cultivo de determinadas variedades. As sub-regiões são: Kelowna, Naramata, Okanagan Falls, Golden Mile, e Black Sage/Osoyoos.

As cepas mais presentes no Vale Okanagan são as tintas Merlot e Pinot Noir, e as brancas Pinot Gris e Chardonnay. Mas são mais de 60 diferentes uvas cultivadas aqui.

O clima de Okanagan é caracterizado por verões muito quentes, com temperaturas diurnas que podem chegar até a 40°C, ficando acima dos 30°C, muitas vezes, por vários dias seguidos. Durante essa estação, os dias são muito longos, amanhecendo por volta das 5 horas da manhã, e anoitecendo somente após as 10 horas da noite. E esse é um dos fatores que favorece o amadurecimento das uvas.

Já durante o inverno, as temperaturas podem cair abaixo de zero, também por longos períodos.

No total, 130 vinícolas ocupam uma região de um pouco mais de 3.200 hectares, o que representa mais de 80% de todas as vinhas da província Colúmbia Britânica. Pelo menos 20 destes 130 produtores também fabricam os famosos icewines, colhendo uvas congeladas em vinhedos abaixo de -8°C. Para ler mais sobre vinhos de gelo, clique aqui.

Pela legislação local, 95% das uvas utilizadas na produção do vinho desta denominação devem ser provenientes da própria região, e 85% delas devem ser da safra mencionada no rótulo. Além disso, para que um vinho seja identificado pela sua variedade, ele deve ser composto por, pelo menos, 85% de determinada cepa.

Mesmo com todas essas exigências, para que o vinho seja rotulado dentro desse sistema de denominação, ele ainda precisa ser aprovado em degustação, por um júri qualificado.

Mesmo não pretencendo a nenhum júri qualificado, sinta-se convidado a conhecer, degustar e apreciar os vinhos de Okanagan. Esse é mais um dos irresistíveis destinos dessa viagem...

Saúde!




Você está em

Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.