Hunter Valley

Essa é a região vinícola mais antiga e tradicional da Austrália. E também uma das mais interessantes!

Hunter Valley fica a apenas duas horas de carro de Sydney, no estado australiano de New South Wales, ou Nova Gales do Sul.

O estado de New South Wales, em si, apesar de pioneiro na vitivinicultura do país, perdeu sua importância no cenário australiano do vinho para a Austrália do Sul. Mas a exceção é Hunter Valley. Aqui são produzidos alguns dos melhores vinhos do país!

São aproximadamente 80 vinícolas em Hunter Valley. Mesmo tão próxima de Sydney, que é a maior cidade do país em termos de população, Hunter Valley oferece todo o conforto da vida moderna, mas sem perder a serenidade e tranquilidade do campo.

A alta umidade é evidente em Hunter Valley, sendo que a chuva durante a época da colheita é uma preocupação para o produtor, bem como as doenças fúngicas na vinha.

Hunter Valley está em uma latitude relativamente baixa, entre os paralelos 32 e 33°S. Difícil imaginar que seria um local ideal para a produção de vinhos brancos de qualidade. Mas assim é. O que marca, na verdade, os vinhos brancos de Hunter Valley é a longevidade surpreendente.

A notoriedade de Hunter Valley deve-se, principalmente, pelo vinho branco seco produzido a partir da uva Sémillon. Esse estilo de vinho é produzido nessa região há quase 150 anos.

Os melhores exemplares de Sémillon de Hunter Valley desenvolvem-se muito bem por mais de 15 anos após o engarrafamento! Esse vinho é caracterizado por aromas vegetais e cítricos que evoluem, com o passar dos anos, dando lugar a notas de mel e nozes que acompanham o dourado da cor.

Outro vinho branco típico de Hunter Valley é o Chardonnay envelhecido em carvalho, bem ao estilo do Novo Mundo, e também o vinho elaborado a partir da Verdelho.

Entre os tintos, não pode faltar um Shiraz, tão tradicional desse país. Por outro lado, jovens enólogos têm obtido excelentes resultados com cepas menos óbvias na região, como a Tempranillo.

Nossa sugestão para um Sémillon de Hunter Valley? Frango ou peru assado. Quando? Hoje, se possível...

Outra sugestão? Continuar conhecendo a Austrália, e seus vinhos, lendo também sobre Barossa, aqui, ou sobre Adelaide Hills, aqui. Ou, então, saber mais sobre a uva Sémillon, estrela de Hunter Valley, lendo aqui.




Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.