Dolcetto d’Alba

É bem possível que você ainda não tenha degustado vinhos dessa denominação. Mas você não vai se arrepender, ao conhecê-los...

Começando pelo começo! O nome Dolcetto d’Alba refere-se à uva e ao local. Indica que esse é um vinho produzido nos arredores de Alba, e a partir da uva Dolcetto, exclusivamente.

Alba, que fica no noroeste da Itália, é uma comuna da região do Piemonte, com cerca de 30 mil habitantes. Dolcetto é uma cepa tinta, típica da região. Se quiser ler mais sobre Dolcetto, clique aqui.

Dolcetto d’Alba é oficialmente considerada uma Denominação de Origem Controlada, pela legislação italiana, desde 1974.

A área de produção dos vinhos denominados Dolcetto d’Alba abrange 35 municípios nos arredores de Alba. E, segundo as regras definidas pelo órgão regulador de Dolcetto d’Alba, os vinhedos da denominação devem ser cultivados em áreas  montanhosas, onde há menos umidade e onde há abundância de exposição ao Sol.

Os vinhos denominados Dolcetto d’Alba são exclusivamente tintos, e reconhecidamente frescos e elegantes. E, ao contrário do que somos levados a pensar, pelo nome, esses vinhos são completamente e deliciosamente secos!

Dolcetto d’Alba é um vinho encorpado, de taninos leves, com um caráter simples e rústico. É um vinho de cor rubi e violeta, de fragrância jovem, com perfumes frescos e frutados que remetem a cerejas e ameixas. Na boca, apresenta uma acidez modesta, e um amargor delicado e convidativo, muito associado a amêndoas.

Para que seja rotulado como Dolcetto d’Alba Superiore, o vinho deve envelhecer por um período mínimo de 12 meses, só podendo ser comercializado a partir do mês de novembro do ano seguinte ao da colheita das uvas.

Dolcetto d’Alba não é um vinho que “ganhou o mundo”. Pelo menos não, ainda. Cerca de 80% de todo o Dolcetto d’Alba produzido é consumido localmente, no noroeste italiano. Então, se você tiver a oportunidade de experimentá-lo, não deixe passar...

Para harmonizar, nossa sugestão é um talharim com linguiça. Uma combinação bem italiana, para a gente se sentir no Piemonte!

E, se quiser ler mais sobre a produção de vinhos na Itália, clique aqui.




Você está em

Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.