Somontano

Bem-vindo à Espanha. Bem-vindo à comunidade autônoma de Aragão, no norte do país. Bem-vindo à Somontano, denominação de vinhos surpreendentes!

Somontano significa sob as montanhas, e isso já diz muito do que vamos encontrar, por aqui... Estamos aos pés dos Pirineus, cordilheira cujos montes formam uma fronteira natural entre a Espanha e a França.

As vinhas situadas em encostas de alta altitude beneficiam-se da alta variação de temperatura, com calor intenso durante o dia e baixas temperaturas noturnas, condição perfeita para que as suas uvas mantenham um bom equilíbrio de açúcares e ácidos. E as vinhas situadas entre as colinas são arrefecidas pelos ventos que descem das montanhas.

A paisagem é excepcionalmente verde, graças ao alto índice pluviométrico, e à abundância de rios e riachos na região.

A história da vitivinicultura começou aqui há muito tempo. Documentos de 500 a.C. já registravam o cultivo da videira na região. Mas o reconhecimento oficial de Somontano, como uma denominação de origem espanhola, aconteceu apenas em 1984.

Atualmente, existem mais de 30 bodegas na região, que conta com mais de 4.400 hectares, onde encontramos 15 variedades autorizadas sendo cultivadas, tanto autóctones como internacionais.

Partindo das mais cultivadas, para as menos presentes, entre as tintas, estão: Cabernet Sauvignon, Merlot, Tempranillo, Syrah, Garnacha Tinta, Moristel, Pinot Noir e Parraleta. E, entre as brancas: Chardonnay, Gewürztraminer, Macabeo, Sauvignon Blanc, Garnacha Blanca, Riesling e Alcañón. 

As uvas brancas representam cerca de 25% do total, enquanto as tintas dominam a região, com aproximadamente 75% de ocupação nos vinhedos.

Os vinhos de Somontano desfrutam de excelente reputação, graças ao seu notório equilíbrio e a um caráter frutado evidente, que costuma agradar ao consumidor moderno de vinhos. Também é uma região reconhecida pela sua variedade, não concentrando-se em uma única uva como base de seus vinhos.

A maior parte da produção de Somontano é de vinhos tintos, porém os brancos e rosés são bastante promissores, também.

As safras de Somontano têm sido todas boas, desde o início do século 21. Mas recentemente, contudo, a safra de 2010 destacou-se das demais pela excelência de seus vinhos.

Somontano é uma região muito dedicada ao enoturismo, com uma interessante rota do vinho a ser explorada. Além disso, um festival acontece anualmente, no começo de agosto, atraindo turistas do mundo todo.

Trata-se de um prato cheio, ou melhor, de uma taça cheia, para quem aprecia vinho e cultura.

Apesar de tudo, se você nunca tiver ouvido falar, antes, em Somontano, não se preocupe. A Espanha é tão rica e diversa, que há sempre mais a descobrir e a aprender sobre o vinho desse país.

Aliás, sabia que a Espanha é o país que mais concentra vinhedos, em todo o mundo? Sim, 14% de todas as vinhas do mundo são espanholas. Se quiser ler sobre isso, e surpreender-se com o 2º colocado desse ranking, clique aqui.




Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.