Vale do Bekaa

A grafia do nome varia bastante: Bekaa, Beqaa, Biqa, Becaa... Mas trata-se do mesmo lugar, a região agrícola mais importante do Líbano.

A 30 km de Beirute, o Vale do Bekka, com altitude média de 1.000 m acima do nível do mar, está localizado entre o Monte Líbano e o Antilíbano, cordilheira que marca a fronteira entre o Líbano e a Síria. O Vale do Bekka fica protegido, pelas montanhas, do clima desértico de um lado, e das chuvas marítimas, do outro.

Essa é uma região com verões quentes e secos com noites sempre muito frias, quando a alta amplitude térmica proporciona as condições ideiais para complexidade e excelentes níveis de acidez nos vinhos.

Os invernos, por sua vez, são úmidos e rigorosos, muitas vezes cobertos pela neve. Falando em neve, aliás, aqui no Vale do Bekaa são produzidos interessantes Icewines. Para ler mais sobre esse estilo de vinho, clique aqui.

A vocação agrícola do Vale do Bekaa é tão antiga, que esse local era conhecido como o “cesto de pães do Império Romano”.

E é aqui que localizam-se a maioria dos vinhedos libaneses, algo em torno de 90% deles, na verdade. É no Vale do Bekaa que ficam os vinhedos e as vinícolas responsáveis pela excelente reputação dos vinhos libaneses ao redor do mundo.

Apesar da história vitivinícola libanesa ter milhares de anos, sua era moderna começou em 1857, com o cultivo da Cinsault, cepa francesa que logo trouxe para sua companhia vinhas das tintas Grenache, Carignan, Mourvèdre, Syrah, Cabernet Sauvignon, Merlot, Cabernet Franc e Petit Verdot, sem falar nas brancas Chardonnay, Muscat, Sauvignon Blanc, Sémillon e Viognier.

Mas nem só de uvas francesas, ou internacionais, vivem os vinhedos libaneses. Muito pelo contrário, aliás. As cepas nativas Merweh e Obaideh são cultivadas para a produção de arak, destilado aromatizado de anis, produzido por quase todas as vinícolas locais. E alguns produtores, felizmente, reservam parte dessas uvas para a produção de vinho, também.

Curiosidades para encerrar:

 O Vale do Bekaa é famoso, também, pela presença de sítios arqueológicos magníficos.

 Zahle, uma cidade de 150.000 habitantes, é a capital de Bekaa, e é conhecida como a Cidade do Vinho e da Poesia.

Bem-vindo ao Vale do Bekaa. Aceita uma taça de vinho?




Você está em

Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.