Vouvray

Amantes de Chenin Blanc vão adorar conhecer. Amantes de espumantes vão adorar conhecer. Bem-vindos à Vouvray!

Dizem que aqui se produz o melhor Chenin Blanc do mundo! Dizem que aqui se produz um grande espumante! Acompanhe...

Vouvray é a maior denominação de origem de vinhos brancos da região francesa de Anjou-Saumur-Touraine. Para que a gente possa se localizar melhor, Vouvray faz parte do Vale do Loire, e fica à margem direita do rio.

Nos 2.200 hectares de vinhedos de Vouvray, os climas marítimo e mediterrâneo se encontram, com outonos ensolarados que ajudam a amadurecer as uvas.

Por falar em uvas, essa é a casa da Chenin Blanc, que em Vouvray é responsável pela produção de vinhos espumantes ou tranquilos, secos ou de sobremesa. Mas sempre ricos e aromáticos. Sempre.

Os aromas mais associados ao Chenin Blanc de Vouvray são os florais, com notas de nozes e de mel, equilibrados pela acidez e mineralidade típicas desse vinho.

A produção anual dos vinhos rotulados como Vouvray chega a aproximadamente 15 milhões de garrafas, sendo 8 milhões de espumantes. Pouco, é verdade, se comparado aos 386 milhões de garrafas de Champagne produzidas por ano.

Para entender um rótulo de Vouvray, é bom ficar atento a esses termos:

 Sec: quando contém menos de 9 gramas/litro de açúcar residual.

 Tendre, ou Demi-Sec: quando contém entre 9 e 15 gramas/litro de açúcar residual.

 Moelleux: quando contém acima de 15 gramas/litro de açúcar residual, produzido em geral a partir de uvas botritizadas.

E, para não se enganar, preste atenção também a esses outros termos, aqui:

 Pétillant: vinho frisante, com pressão entre 1 e 2,5 atmosferas.

 Mousseux: vinho espumante, com pressão acima de 3,5 atmosferas.

Se quiser entender melhor a diferença entre um vinho frisante, e um espumante, clique aqui.

Um Vouvray espumante é uma combinação perfeita para sushis. Um tranquilo e seco Vouvray, por sua vez, harmoniza muito bem com soufflés salgados em geral. E, para encerrar, um vinho de sobremesa produzido com Vouvray fica ainda mais especial quando acompanhado por uma tarte tatin. Para ver uma receita muito fácil de tarte tatin, uma das sobremesas mais famosas da França, clique aqui.

Se você nunca tinha ouvido falar em Vouvray, saiba que alguns dos melhores e mais longevos vinhos brancos, do mundo, são produzidos sob as regras dessa denominação! Um vinho de sobremesa de Vouvray pode evoluir na garrafa por muitas décadas! Vale ou não vale a pena, conhecer Vouvray?




Você está em

Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.