Suvereto

Esse é o nome de uma comuna italiana, na Toscana, considerada entre as mais bonitas de todo o país, e onde vivem cerca de apenas 3.000 habitantes. Além disso, esse também é o nome de grandes vinhos!

O nome Suvereto vem da palavra italiana “sughero”, que quer dizer cortiça. Isso porque florestas de sobreiro fazem parte da paisagem local. Não é à toa que o brasão da cidade traz, justamente, um sobreiro, ao fundo. Se quiser saber mais sobre essa árvore, clique aqui.

Suvereto é, acima de tudo, uma linda aldeia medieval. Ao atravessar os portões de Suvereto, a sensação é mesmo de uma viagem no tempo, até a Idade Média.

Além disso, Suvereto tem uma longa tradição de vitivinicultura, onde o vinho sempre fez parte da alimentação diária dos seus camponeses.

Essa denominação de origem antes fazia parte, como uma sub-região, dos vinhos rotulados como Val di Cornia DOC. Mas, em 2011, Suvereto foi reconhecida oficialmente como uma DOCG, denominação de origem controlada e garantida, a mais alta classificação de vinhos do sistema italiano.

O vinho mais comum da denominação é o Suvereto Rosso, tinto proveniente do tradicional corte bordalês, entre Cabernet Sauvignon e Merlot. Mas, seguindo a tendência dos varietais, também encontramos, agora, rótulos de Suvereto Sangiovese, Suvereto Merlot e Suvereto Cabernet Sauvignon, que consistem em vinhos onde a uva citada corresponde a pelo menos 85% da composição.

E, para que qualquer um deles possa também ser rotulado como Riserva, deve ter amadurecido pelo menos 18 meses em barril, e envelhecido pelo menos mais 6 meses em garrafa, antes da comercialização.

Se você está surpreso com o destaque dado a uvas de Bordeaux, Cabernet Sauvignon e Merlot, em plena Itália, onde as uvas nativas costumam ser as protagonistas, entenda mais sobre esse assunto, clicando aqui.

E, se você está curioso para conhecer um Suvereto, não perca tempo. Procure por esse rótulo, e deguste. Ou então, quem sabe, programe suas próximas férias para a Toscana, e conheça pessoalmente a aldeia de Suvereto, rica em arte e história, e também em seus produtos locais, além do vinho, como os azeites e os queijos.

Que tal?




Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.