Vinho no restaurante

A gente sabe que o mundo do vinho é muitas vezes intimidador, e, mais ainda, quando o ambiente é um restaurante. Então, vamos lá.

Primeiro, vamos falar dos preços. O preço de um mesmo vinho, em uma loja e no restaurante, vai ser via de regra sempre diferente, assim como acontece com todas as outras bebidas do estabelecimento. Portanto, não espere que o preço de um vinho, na carta de vinhos, seja o mesmo que você pagou por ele, digamos, no supermercado.

Não estamos, com isso, justificando preços abusivos praticados em alguns restaurantes, ok?

Agora, vamos falar da escolha do vinho.

O vinho mais barato

Quer uma boa notícia? O vinho mais barato da carta não é necessariamente uma má escolha, sabia? Apesar disso, muitos clientes nem cogitam pedi-lo, evitando a imagem de pão-duro ou evitando demonstrar pouco conhecimento a respeito de vinhos.

O segundo vinho mais barato

Esse, por sua vez, é uma das escolhas bem comuns em restaurantes. O cliente faz isso para não passar a impressão de que usou o critério preço na escolha, quando de fato usou.

Sabe qual o problema disso? O restaurante, sabendo dessa tendência, muitas vezes se aproveita disso. Oferece um vinho de custo exatamente igual, ou até menor, que o “mais barato”, mas coloca uma margem de lucro maior, nesse aqui. Na dúvida, desconfie do segundo preço mais barato de uma carta de vinhos.

Na hora da escolha, não se iniba e peça a ajuda do sommelier. O papel dele é ajudá-lo a fazer a escolha do vinho que melhor atenda a alguns requisitos:

  esteja de acordo com a sua preferência

  combine com a sua refeição

  esteja dentro da faixa de preços que você pretende pagar

Só não se esqueça que o sommelier não tem poderes paranormais de leitura da mente. Se você não explicar para ele o que quer, o que vai comer, e quanto pretende gastar, talvez você acabe se arrependendo do vinho escolhido. E não é esse o objetivo de ninguém, certo?

Escolha do vinho feita, aliás, bem feita, relaxe e aproveite sua refeição, sua companhia, e seu vinho. Afinal, não foi para isso que você saiu?

Para encerrar, se quiser saber mais sobre o dia a dia do sommelier, clique aqui




Você está em

Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.