Dicas para quem está começando

Não fique intimidado com o mundo do vinho. Ele pode ser complicado, sim. Mas ele pode ser simples, também.

 Sim, existem inúmeros formatos de taça. Veja a variedade, clicando aqui. Mas a boa notícia é que ninguém precisa, necessariamente, de tantos modelos assim, e há uma tendência, entre apreciadores de vinho, pela opção por um único formato de taça, em seus armários.. Leia sobre isso, clicando aqui, e entenda como escolher suas taças, clicando aqui.

 A temperatura de servir o vinho pode ser um capítulo à parte. Mas, se você está começando, uma boa dica é utilizar a regra dos 20 minutos: retire os brancos da geladeira cerca de 20 minutos antes de servir, e só coloque os tintos na geladeira 20 minutos antes de servir.

 Tenha um bom saca-rolhas. Não precisa ser o mais caro. O bom saca-rolhas é aquele que você manuseia com mais facilidade. Veja um pouco sobre a diversidade de modelos, clicando aqui.

 Mesmo com um bom saca-rolhas, às vezes pode acontecer de a rolha quebrar, ou dela se negar a sair, ficando emperrada no gargalo. Para saber o que fazer, nesses casos, clique aqui.

 Sobraram pedaços de rolha dentro da garrafa? Passe o vinho para um decantador. Se preferir, utilize um coador ou filtro de papel.

 Sirva somente 1/3 da capacidade da taça. Dessa forma, será possível girar o vinho, para liberar seus aromas. Se quiser ler mais sobre isso, clique aqui.

 Sempre que lembrar, segure a taça pela haste, e não pelo bojo. Assim o vinho não esquenta. Essa, e outras regrinhas de etiqueta do vinho, para quem quiser, estão aqui.

 Para reconhecer o nome da vinícola, no rótulo, conheça suas traduções em diversos idiomas: Château, Domaine, Quinta, Bodega, Cantina, Winery, Viña...

 As uvas típicas da França, e atualmente cultivadas pelo mundo afora, são as mais conhecidas. Elas são chamadas de internacionais, como as tintas Cabernet Sauvignon e Merlot, e as brancas Chardonnay e Sauvignon Blanc. Uvas específicas de determinado país, como a portuguesa Touriga Nacional, ou a italiana Nebbiolo, são conhecidas como autóctones, ou nativas.

 Quando recomendarem um vinho bem pontuado, saiba que isso não é, necessariamente, sinal de vinho caro. É possível encontrar vinhos bem pontuados a preços acessíveis. Porém, não é por ser bem classificado, que o vinho vai satisfazer e agradar a todos, não se iluda. Para ler mais sobre pontuações de vinhos, clique aqui.

Por fim, saiba que não existe amante do vinho que não tenha dúvidas, também. Esse é um universo de degustação e, acima de tudo, de aprendizagem... Para ler algumas dúvidas frequentes, clique aqui aqui e aqui.




Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.