Algumas perguntas frequentes

O mundo do vinho é tão vasto quanto as dúvidas sobre ele... Selecionamos algumas perguntas frequentes, com respostas rápidas. Divirta-se!

 

 O que significa o ano no rótulo do vinho?

Este é o ano no qual as uvas foram cultivadas, e não o ano em que o vinho foi lançado no mercado. Quase todos os vinhos de qualidade são o produto de um único ano, apesar de a mistura de duas ou mais safras ser comum em alguns vinhos como Champanhe e Sherry, em alguns vinhos topo de gama, e mesmo em alguns vinhos de menor custo. Para saber mais sobre a importância da safra, clique aqui.

 

 Quando o vinho tem "frutas vermelhas", ou “baunilha”, significa que isso foi adicionado?

Não. Esses termos descritivos são apenas referências de sabores e aromas de um vinho. Curiosamente, o único cheiro de fruta que raramente se encontra em um vinho é o cheiro de uva. A exceção é o vinho feito da uva moscatel, que traz à nossa lembrança as frescas e cheirosas uvas de sobremesa. Se quiser saber mais sobre os aromas do vinho, clique aqui.

 

 Por que alguns vinhos têm tampa de rosca?

As tampas de rosca (screw caps) estão se tornando cada vez mais populares para selar vinhos. Mais de 90% dos vinhos neozelandeses são engarrafados com tampas de rosca, assim como a maioria dos australianos. Mais baratas, mais fáceis para abrir e fechar, as tampas de rosca seriam adequadas a quase todos os vinhos para serem tomados “jovens”, ao redor do mundo. Para saber mais sobre os diferentes tipos de rolhas, clique aqui.

 

 Quantas colheitas são feitas por ano?

Uma só, começando por volta de setembro no hemisfério Norte, e de março, no hemisfério Sul, no final do verão, início do outono. As frutas são colhidas e transportadas para a adega, e todo o ciclo começa novamente, com a videira dormente durante o inverno e explodindo de volta na primavera. Ao que consta, os vinhedos do Vale do São Francisco, ao longo da divisa entre os estados da Bahia e Pernambuco, são os únicos vinhedos no mundo com duas colheitas por ano! Quer saber um pouco mais sobre o Brasil e seus vinhos, clique aqui.

 

 Quanto vinho uma videira produz?

Isso depende de muitos fatores, como a idade da videira, a variedade cultivada, as condições de crescimento, o estilo de vinho desejado, a qualidade do vinho... O volume de frutos colhidos é determinado por fatores naturais e pela mão do enólogo: a poda de cachos durante o crescimento concentra as frutas remanescentes, e é uma prática comum para vinhos de qualidade. Uma videira pode produzir o suficiente para uma única garrafa de vinho de alta qualidade, ou o suficiente para várias garrafas. Se quiser ver algumas contas interessantes, clique aqui.

 

As dúvidas são muitas, e talvez esse seja um dos muitos prazeres que o vinho nos proporciona: o aprendizado! Saúde!

 




Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.