Robert Parker

Aos 20 anos de idade, o então estudante de direito Robert Parker passou um mês de férias na francesa Alsácia, quando surgiu seu interesse por vinhos, que mudou sua vida, e influenciou o mercado mundial dessa bebida!

Considerando escassas as informações confiáveis sobre qualidade dos vinhos, Robert Parker lançou, aos 31 anos, sua primeira publicação, mesmo tendo sido inicialmente desestimulado por familiares e amigos, a dedicar-se a outra coisa, que não fosse à prática da advocacia. Nascia assim, em 1978, a primeira edição do “The Wine Advocate”, ou, “O Advogado do Vinho”.

Trinta e cinco anos depois, a revista bimestral de Robert Parker, mantendo-se fiel ao princípio da crítica isenta e independente, não aceita a propaganda de nenhum anunciante em suas páginas, buscando sua receita na venda das mais de 50.000 assinaturas, espalhadas em 38 diferentes países.

Mas, afinal, o que efetivamente faz Robert Parker? Ele degusta milhares (sim, mais de 10.000!) vinhos a cada ano, e dá sua opinião sobre eles!

Os simpatizantes de Robert Parker o definem como disciplinado, dedicado, estudioso, emprendedor, ético e solidário, além de bom pai e bom marido (casado há 37 anos). Já outros são enfáticos, afirmando que Parker é arrogante, teimoso e intolerante.

O fato é que sua postura bastante incisiva, criticando tanto os vinhos em si, como a prática de preços nesse mercado, não o ajudou a fazer muitos amigos. É dele a frase: “Pouco me importa se o produtor foi amigo de Napoleão, se vive numa propriedade centenária e seus antepassados foram fornecedores dos reis da França. O que interessa é o que ele coloca na garrafa e vende”.

Ironicamente, assim como a tradição de um produtor, a pontuação concedida por Robert Parker, a qualquer vinho, também influencia em seu valor de mercado. Mas não acredite que uma alta pontuação torna o vinho inacessivelmente caro, pois é possível encontrar, no Brasil, vinhos muito bem pontuados, inclusive por Robert Parker, a preços realmente interessantes.

Para entender melhor como funcionam essas tais pontuações, clique aqui.

E essa é a história de um advogado americano, de 66 anos, capaz de irritar enólogos e influenciar enófilos ao redor de todo o mundo!

Se quiser saber a diferença entre enólogos e enófilos, clique aqui.

E, mesmo reconhecendo que Robert Parker deve entender muito desse assunto, o que deve prevalecer, sempre, é o nosso gosto pessoal, que pode coincidir, ou não, com o dos outros.




Você está em

Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.