Perguntas nem tão frequentes, assim...

Algumas dúvidas a gente deixa de tirar, às vezes até por vergonha de perguntar. Aqui, não! 

 Qual a diferença entre um Cabernet Sauvignon, e um Merlot?

Em primeiro lugar, vamos às semelhanças. Essas são duas variedades de Vitis vinifera, ambas tintas, ambas da região de Bordeaux, na França. Agora, vamos às diferenças. Os aromas e sabores mais associados ao Merlot são cerejas, ervas e chocolate. Já ao Cabernet Sauvignon, são groselha, ameixa, especiarias, ervas, tabaco, cedro... Um vinho produzido com Cabernet Sauvignon tende a ser mais estruturado e mais tânico que um Merlot. Merlot, por sua vez, é um vinho mais leve e mais fácil de beber. Mas, na realidade, essas são uvas que se complementam com muita harmonia. A combinação delas, em um vinho de corte, é sempre um bom sinal.

 Posso colocar a garrafa de vinho no freezer?

Teoricamente não é uma boa ideia. O vinho prefere mudanças de temperatura graduais, e não choques de temperatura. Mudanças muito bruscas podem alterar suas características. Mas, obviamente, nem sempre a gente está com o tempo suficiente para fazer as coisas da maneira ideal. Mas, nesse caso, todo o cuidado é pouco. A expansão das moléculas pode aumentar tanto a pressão, que ou a rolha pode sair, ou a garrafa pode quebrar. Na dúvida, o melhor é o bom e velho balde de gelo, mais eficiente e mais seguro.

 Existe algum segredo para abrir um vinho espumante?

Para que não voe vinho para todo o lado, desperdiçando e sujando tudo, existem alguns macetes. O primeiro, e mais óbvio, é não chacoalhar a garrafa. Outra dica é a temperatura; quanto mais frio estiver o espumante, mais fácil será abri-lo sem transbordar. A posição ideal? Mantendo a garrafa a 45°, em diagonal. Segure a rolha, e gire a garrafa. Assim diminuem as chances da rolha quebrar. Por fim, quando a rolha começar a subir no gargalo, empurre-a novamente para baixo. Assim, ela vai subir lentamente, e de maneira até mais elegante! 

 Por que a garrafa de 1,5 litros custa mais que o dobro da de 750 ml?

Vale inclusive perceber, também, que a garrafa de 375 ml custa mais do que metade da de 750 ml. Isso significa que, maior ou menor, as garrafas fora do padrão não representam melhor relação entre custo e benefício, quando comparadas com a tradicional garrafa de 750ml. O principal motivo, bem lógico, está na economia, na lei da oferta e da procura. Tem também uma questão relacionada diretamente ao custo, e à escala de produção, já que esses tamanhos diferenciados representam exceções para o produtor. Por fim, há também uma questão de estratégia, por parte de quem precifica.

Como você acaba de ver, há muito o que saber, quando o assunto é vinho. Estamos todos, sempre, aprendendo. Portanto, desconfie de qualquer um que saiba tudo!

Se você gostou da ideia, e quiser ler mais algumas perguntas e respostas, clique aqui.

E saúde!




Você está em

Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.