Malbec, além da imaginação!

Esse artigo é para quem acha que o conhecido, bom e velho tinto argentino, elaborado com Malbec, é o limite do que essa cepa tem a nos oferecer...

Leia, e surpreenda-se!

 Malbec fora da Argentina?

É verdade que mais de ¾ dos vinhedos de Malbec, do mundo, estão na Argentina. Mas também há cultivo na Europa, em países como a França, a Itália e a Espanha. E, no Novo Mundo, cultiva-se Malbec na África do Sul, Nova Zelândia, Estados Unidos, Brasil... Que tal conhecer como cada um dos produtores dessa cepa faz para merecer a sua atenção?

 Malbec com borbulhas?

Essa cepa, quando vinificada como vinho espumante, em geral pelo método Charmat, produz surpreendentes e refrescantes rosés, excelentes para serem harmonizados com peixes e frutos do mar, e até mesmo com carnes. Sem falar que espumantes rosés são uma escolha extremamente charmosa para aperitivos em geral, e também para acompanhar sobremesas. Já imaginou, então, se for elaborado com Malbec, trazendo toda a sua expressividade?

 Malbec de sobremesa?

Sem falar dos fortificados, os vinhos de sobremesa são, em sua maioria, brancos. Mas há exceções. Excelentes exceções! Já ouviu falar em Malbec de sobremesa? Pois bem...

Um Malbec de sobremesa pode ser produzido a partir de diferentes métodos, como colheita tardia (quando as uvas ficam na videira além do tempo habitual), apassimento (quando depois de colhidas as uvas são deixadas para secar, perdendo água e concentrando açúcares, para depois serem esmagadas), e até mesmo como icewines (quando as uvas congelam, naturalmente nos vinhedos, ou por meio de equipamentos, na vinícola, antes de serem prensadas, em um processo raro mas possível para o Malbec).

Um Malbec de sobremesa é ainda mais interessante se combinado, ao final da refeição, com chocolate amargo. É uma combinação dos deuses...

Para encerrar, se quiser ler um pouco mais sobre alguns métodos pelos quais a gente pode obter vinhos doces, clique aqui.

Ou então, se quiser saber mais sobre duas denominações de origem, cujos vinhos são elaborados com Malbec, clique aqui para ler sobre os argentinos de Luján de Cuyo, ou aqui para ler sobre os franceses de Cahors.




Você está em

Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.