Rabigato

Essa uva do Douro é considerada, pelos portugueses, como uma casta promissora! Então, vamos conhecê-la melhor!

Apesar de ser cultivada em várias regiões, e autorizada em muitas denominações de origem portuguesas, a Rabigato ganha especial destaque no Douro, Porto e Trás-os-Montes.

Cobrindo cerca de 2.200 hectares, sua presença mais marcante, atualmente, é em Trás-os-Montes.

O primeiro registro histórico dessa casta é muito antigo, datado de 1532, vindo do português Rui Fernandes, autor de uma famosa obra intitulada Descrição do terreno ao redor de Lamego duas léguas, que embora não trate exclusivamente de assuntos relacionados ao vinho, é uma excelente fonte de informação sobre o tema.

A Rabigato prefere solos secos e climas moderados. É uma variedade que amadurece precocemente, e que apresenta vigor e produtividade medianos.

Essa uva apresenta bagos pequenos, verde amarelados, que se juntam em cachos de tamanho médio.

Devido à sua pronunciada acidez, a Rabigato costuma ser bastante utilizada em vinhos de corte, ao lado de outras variedades que não tenham essa mesma vantagem.

Quando vinificada sozinha, a Rabigato é claro que produz vinhos de excelente acidez, sem falar na marcante mineralidade, característica muito na moda, atualmente. Equilibrados, são vinhos frescos, de boa estrutura e de boa graduação alcoólica. Por isso tudo, considerados, então, promissores! Além disso, apresentam também uma boa capacidade de envelhecimento.

No nariz, é um vinho doce, cujas notas aromáticas mais marcantes são acácia e flor de laranjeira, com toques vegetais.

Curiosidade: a Rabigato foi muito confundida com outra uva portuguesa, a Rabo de Ovelha. O equívoco é difícil de entender, já que essas variedades apresentam pouca semelhança, uma com a outra...

O mundo do vinho é notoriamente vasto. Fica aqui o convite para conhecer pessoalmente mais um interessante personagem: Rabigato.

Para encerrar, se quiser ler mais sobre cepas autóctones, ou nativas, clique aqui.




Você está em

Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.