Tinto Cão

Se existe um nome estranho para uma uva, o nome é esse! Mas essa uva não tem nada de estranha, não!!!

A etimologia, que estuda a origem e a evolução das palavras, não tem ainda uma explicação suficientemente convincente para esse nome, cujo significado é, ao pé da letra, cachorro vermelho.

Qual a relação entre a uva e um cachorro? Quem souber essa resposta, talvez entenda, então, porque a uva Sercial também é chamada de Esgana Cão. Ou porque a Mourvèdre é conhecida como Etrangle-Chien, algo como um cachorro estrangulador.

Voltemos à Tinto Cão.

Essa é uma das mais de 250 castas nativas de Portugal. Presente no Douro desde o século 18, é uma das variedades mais importantes para a produção de vinhos do Porto de altíssima qualidade.

O cultivo dessa cepa também acontece, em Portugal, na região do Dão. E, nos Estados Unidos, alguns produtores da Califórnia investiram nessa variedade para a produção de vinhos fortificados, inspirados nos melhores vinhos do Porto.

A Tinto Cão, apesar de muito apreciada, é economicamente pouco interessante, pois essa é uma variedade de rendimento extremamente baixo.

De maturação tardia, essa cepa apresenta pequenos cachos, onde agrupam-se bagos de pele grossa, que protege a uva de pragas e doenças.

Os vinhos elaborados com Tinto Cão são profundos na cor e notoriamente encorpados, densos e persistentes, com taninos muito marcantes que encontram-se sempre equilibrados com os açucares residuais e a acidez, em uma estrutura que permite boa longevidade.

Os aromas que são mais frequentemente associados aos vinhos produzidos com a Tinto Cão são florais, e costumam ser exuberantes, apesar de delicados.

Para harmonizar um vinho seco elaborado com Tinto Cão, costelinhas de porco parecem ser sempre uma boa opção. Os fortificados, em compensação, são excelentes parceiros de sobremesas elaboradas com chocolate, por exemplo.

É um prazer conhecer esse tal cachorro vermelho, a uva Tinto Cão!

Para encerrar, se quiser ler sobre a origem, ou o significado, do nome de outras uvas, clique aqui, aqui e também aqui.

E saúde!




Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.