Aligoté

Essa é uma uva com uma longa história na Borgonha, cujos primeiros registros são do século 18, e que é também bastante cultivada no leste europeu.

Dizem que essa é uma cepa para aqueles que têm espírito explorador, e gostam de vasculhar o mundo do vinho.

Incomum, mas com muitos sinônimos, a Aligoté pode ser encontrada, também, pelos nomes Aligotay, Beaunois, Blanc de Troyes, Carcairone blanc, Carchierone, Chaudenet, Giboudot blanc, Griset blanc, Melon de Jura, Muhranuli, Pistone, Plant gris, Purion blanc, Troyen blanc, Vert blanc...

A Aligoté amadurece cedo, e é bem resistente ao frio. Com bagos maiores e cachos mais cheios, as vinhas de Aligoté têm maior rendimento do que, por exemplo, as de Chardonnay. Tudo isso faz com que um Borgonha Aligoté seja, algumas vezes, um vinho branco mais acessível que um renomado Chablis. Mas isso nem sempre é uma regra. Aliás, se quiser ler sobre o que faz um vinho ser caro ou barato, clique aqui. Ou, se quiser ler sobre Chablis, clique aqui.

A Aligoté produz vinhos tranquilos e vinhos espumantes; vinhos varietais e vinhos de cortes, principalmente conferindo acidez e estrutura ao Chardonnay.

Os vinhos produzidos com Aligoté são secos e leves, de mineralidade e de acidez interessante, com aromas florais e com toques de maçã, limão, pêssego e de frutas secas, como nozes e amêndoas. São ideais para serem bebidos jovens.

Se você ficou curioso para conhecer a Aligoté, uma boa dica são as denominações de origem Borgonha Aligoté (no mínimo 85% de Aligoté com 15% de Chardonnay), e Bouzeron (100% Aligoté).

E quanto à harmonização? Crustáceos ficam ainda mais especiais quando acompanhados pelas características minerais de um vinho Aligoté. Saladas que incluem frutas, como manga, são também uma excelente sugestão. E a sopa de cebola, uma tradição francesa, harmoniza muito bem com esse vinho! Se quiser ver a receita dessa sopa, clique aqui.

E, para quem aprecia drinks charmosos, o Kir, famoso coquetel francês, é feito, originalmente, com vinho branco Aligoté e creme de cassis. A receita é simples: 90 ml de Aligoté sobre 10 ml de creme de cassis.

Que tal experimentar um refrescante e sedutor Aligoté?




Você está em

Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.