Tempranillo

Essa é a uva mais ilustre da Espanha, responsável pelos famosos vinhos de Rioja e de Ribera del Duero. Essa é a Tempranillo.

O nome

Essa é uma das uvas que primeiro amadurece. Ela brota, floresce e amadurece, por exemplo, duas semanas antes que a Garnacha, sua companheira espanhola em muitos vinhedos e vinhos. E o nome Tempranillo vem justamente desse amadurecimento precoce. Precoce, adiantado, antecipado, prematuro, em espanhol, é “temprano”. Se quiser saber a origem do nome de outras uvas, clique aqui, aqui e também aqui.

Outros nomes

A Tempranillo também é conhecida, na Espanha, como Ull de Llebre, Tinto Fino, Tinta del País, Tinta de Toro, e Cencibel. Em Portugal, a Tempranillo ganha os nomes Tinta Roriz e Aragonez. Nos Estados Unidos, é comum referirem-se à Tempranillo como Valdepeñas, que na verdade é uma denominação de origem espanhola, na qual a Tempranillo é a variedade cultivada mais importante. Todos esses são sinônimos reconhecidos, pela OIV (Organização Internacional da Vinha e do Vinho), para Tempranillo.

A uva e o vinho

Cepa de casca grossa, bagos pequenos e escuros, que sinalizam o seu potencial para vinhos com bons níveis de taninos, e sabores complexos. Os vinhos produzidos à base de Tempranillo apresentam uma cor vermelha rubi, principalmente quando jovens. Mas esses são vinhos com grande potencial de desenvolver-se com o envelhecimento, principalmente devido ao fato da uva Tempranillo ser particularmente resistente à oxidação. Ah, é bom lembrar que a Tempranillo também produz excelentes rosés, em versões secas, leves e frutadas.

Os aromas e sabores

Os aromas mais comuns em vinhos produzidos com a Tempranillo são morango, mirtilo, framboesa, amora, groselha preta, cereja, ameixas... Mas nesses vinhos também observamos notas de baunilha, ervas secas, cravo, canela, menta, couro, tabaco, chocolate escuro...

Onde encontrar

Muito comum em varietais, a Tempranillo também é uma uva presente em vinhos de corte, e seus parceiros mais comuns são Granacha, Cariñena e Graziano. Ah, e ela também é uma das uvas que compõe os cortes portugueses de vinho do Porto. Além da Espanha e de Portugal, outros países que cultivam a Tempranillo, com sucesso, são EUA, Austrália, Chile, Argentina, México, Brasil...

Como combinar

Para desfrutar o melhor que um Tempranillo tem a oferecer, harmonize-o com carne de porco, ou carne de cordeiro. Esse vinho é uma excelente sugestão para acompanhar a espanhola paella, principalmente nas versões que levam frango ou linguiça. Também é um ótimo vinho para pratos ricos em especiarias e pimentas.

A lenda

Dizem que a Tempranillo chegou até o norte da Espanha pelo famoso Caminho de Santiago, levada por monges peregrinos que saíram da Borgonha, rumo a Santiago de Compostela. Segundo a lenda, a Tempranillo seria uma mutação genética da Pinot Noir levada pelos monges. Mas essa é somente uma história pitoresca e fantasiosa, porque pesquisas ampelográficas atestaram que não há ligação genética entre as duas cepas, e acredita-se que a Tempranillo seja uma uva realmente nativa do norte da Espanha, onde tem sido cultivada há mais de 3.000 anos.

Tempranillo. Muito prazer em te conhecer!




Você está em

Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.