Verdelho

Essa é uma uva de origem portuguesa, com uma longa história no país, que remonta ao século 15. Na Ilha da Madeira, foi a variedade mais plantada durante o século 19, ocupando mais de 2/3 dos vinhedos da famosa ilha. Mas injustamente, Verdelho só foi reconhecida como uma casta nobre de uvas, no começo do século 20.

No vinhedo, Verdelho apresenta cachos pequenos e compactos, compostos por miúdos bagos de cor verde amarelada, com notável acidez e razoável açúcar.

Na taça, Verdelho é aromático e equilibrado. Pode se apresentar tanto em vinhos secos, herbáceos com feixes de acidez, como também em vinhos fortificados, sendo o mais famoso deles, sem dúvida, o Madeira. Verdelho está entre as variedades mais utilizadas na produção deste vinho, ao lado da Tinta Negra, Sercial, Boal e Malvasia. Se quiser ler mais sobre os vinhos da Ilha da Madeira, clique aqui.

Os aromas mais associados aos vinhos elaborados com a uva Verdelho são damasco, peras, pimentas brancas, além de frutas cítricas e tropicais.

Mas a Verdelho não está restrita nem a Ilha da Madeira, nem a Portugal, nem a Europa. Essa cepa é cultivada, inclusive, em países do Novo Mundo como Austrália, Estados Unidos e África do Sul.

Nos vinhos brancos e secos, não fortificados, ela geralmente aparece sozinha, em versões varietais. Mas também é possível encontrá-la em cortes com Chardonnay ou Sémillon.

Para experimentar um vinho branco e seco produzido com Verdelho, procure um bom bacalhau ou um peixe de forte personalidade como salmão. Considere, também, ostras ou vieiras. E, mesmo com fama de difíceis de harmonizar, os aspargos são bons companheiros para Verdelho. Aliás, se quiser ler sobre outros alimentos também com essa fama, clique aqui.

E não deixe de conhecer Verdelho. Vai valer a pena, acredite.




Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.