Palomino

Uma uva branca da Andaluzia, no sudoeste da Espanha. A variedade mais utilizada na produção do Jerez. Precisa mais? Precisar, não precisa, mas a gente adora falar sobre uvas e vinhos... Então, acompanhe!

O nome Palomino é creditado a um cavaleiro do Rei Alfonso X, Fernan Ibanez Palomino, um importante oficial militar que atuou durante a Reconquista, quando os exércitos cristãos europeus lutaram contra os invasores mouros, para retomar o controle da região.

A OIV, Organização Internacional da Vinha e do Vinho, reconhece como sinônimos da uva Palomino, os nomes Listán, Listán Blanco, Merseguera, Palomino Fino, White French e Fransdruif.

Os cachos desta uva são normalmente longos, cilíndricos e relativamente compactos. Os bagos dessa variedade tem a pele fina, formato esférico, tamanho médio, e cor verde amarelada. As uvas são frágeis e suculentas.

Muito resistente a uma ampla variedade de parasitas, quando corretamente cultivada, a Palomino está absolutamente adaptada ao solo e ao clima da Andaluzia.

Fora da Espanha, encontramos bons vinhos produzidos à base de Palomino em fortificados da California. Também é uma uva bastante utilizada na África do Sul, na fabricação de destilados vínicos. E também é cultivada em países como França e Portugal, e até no México.

Essa não é uma uva frequentemente encontrada em vinhos tradicionais, mas, sim, em vinhos fortificados. O principal motivo é a baixa acidez da cepa. Mas é possível encontrar Palomino em interessantes vinhos brancos secos, muito aromáticos.

Sem dúvida, Palomino mostra-se muito bem nos fortificados Jerez. Mas a melhor expressão da uva Palomino, segundo boa parte dos especialistas, está na cidade de Sanlúcar de Barrameda, no Jerez Fino conhecido como Manzanilla de Sanlúcar. Fica a dica...

Para saber mais sobre Jerez, clique aqui. Ou então, para ler sobre a produção de vinhos na Espanha, clique aqui.




Você está em

Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.