Saint Laurent

Comecemos pela pronúncia: san-lor-ron. Mas agora vamos ao que interessa... Que uva é essa?

Saint Laurent é uma uva tinta, mais comum na Áustria, e que vem ganhando popularidade em locais de clima frio, como Pfalz na Alemanha, e Alsácia na França. Ah, e é a uva tinta mais plantada na República Tcheca, e também já é encontrada no Canadá e na Nova Zelândia.

Se você nunca ouviu falar na Saint Laurent, isso é muito compreensível. Do total de mais de 7 milhões de hectares cultivados com vinhas, no mundo todo, cerca de somente 2 mil estão ocupados por videiras de Saint Laurent. É verdade que a tendência é, sim, de crescimento, mas a parcela desta uva é muito ínfima.

Atribui-se um parentesco da Saint Laurent com a Pinot Noir, mas ainda não se conhece comprovação científica dessa ligação.

A Saint Laurent é uma uva de cachos de tamanho médio, com bagos compactados, muito escuros e meio ovalados.

De crescimento vigoroso e baixo rendimento, na realidade com rendimentos muito variáveis, Saint Laurent é uma cepa considerada difícil de cultivar. Precisa de solos profundos. Sensível às geadas tardias, felizmente é uma variedade que amadurece relativamente cedo.

A maturação precoce parece estar ligada ao nome da uva, em si. No hemisfério norte, ela amadurece, e muda de cor, na mesma época da comemoração do dia de São Lourenço, em 10 de agosto. Uma curiosidade: diz a história que São Lourenço foi um dos guardiões do Santo Graal. Se quiser ler sobre a origem do nome de outras uvas, clique aqui e aqui.

Voltando ao vinho, os vinhos produzidos com a Saint Laurent são escuros, vermelhos com tonalidade roxa, frutados, e com boa capacidade de envelhecimento, respondendo muito bem ao contato com o carvalho.

É um vinho de poucos taninos, até pela pele fina da uva, e principalmente quando a colheita acontece mais cedo. Se colhida mais tarde, ou mediante um verão mais quente, desenvolve mais taninos. Mas costuma, sempre, ser um vinho de muita acidez, principalmente quando jovem.

Considerada uma uva muito aromática, os aromas mais comuns associados ao vinho, produzido com essa uva, são cerejas, amoras, fumaça e especiarias.

Uma boa dica de harmonização de vinhos produzidos com a Saint Laurent é carne de porco, como lombo ou costelinhas, com cebolas caramelizadas.

Uma outra boa dica é: experimente um vinho produzido com Saint Laurent. Uma das maiores graças do mundo do vinho é, justamente, a amplitude que ele nos apresenta!

Saúde!




Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.