Susumaniello

Uma uva rara. O que já faz dela, logo de cara, muito interessante!

De onde é? Da Puglia, na Itália, que é o “salto da bota” do país. Mais especificamente, é cultivada praticamente apenas nos arredores da comuna Salice Salentino e na província de Brindisi.

E de onde veio? Existem várias teorias sobre a origem da Susumaniello. Ela teria surgido, inicialmente, na Grécia ou quem sabe na Croácia. Exames de DNA provaram que ela é o cruzamento da uva branca Garganega, com uma uva de mesa típica da Puglia. Outros exames concluíram que há um parentesco entre ela e a Sangiovese...

E por que se chama Susumaniello? Dizem que Susumaniello é derivado de Somaro, ou Somarello, que significa burro, ou asno, em italiano, que era o animal que carregava a colheita da uva, no passado. O nome também seria uma referência ao alto rendimento dessa variedade, como se fosse um “burro de carga”. A palavra Somarello, inclusive, é considerada um sinônimo para o nome da uva, apesar da OIV reconhecer Sussumariello como o único sinômino oficial de Susumaniello.

Como é a uva? Seu cacho é bem compacto, de tamanho médio e formato piramidal. Os bagos não são muito grandes, e sua pele é moderadamente grossa e bem azulada.

Como é o vinho? A Susumaniello é utilizada para produzir vinhos tintos e rosés. O tinto normalmente apresenta uma cor intensa rubi, e aromas de frutas vermelhas e ameixas. Eventualmente, também oferece aromas picantes e apimentados, bem como sabores de chocolate amargo.

Mas não é, em varietais, que é mais comum encontrar a Susumaniello, e, sim, em cortes ao lado da Negroamaro e da Malvasia Nera, onde a Susumaniello acrescenta cor, acidez e potencial alcoólico. Mas o crescente interesse por uvas peculiares traz um potencial futuro promissor à Susumaniello em suas versões varietais, cada vez mais valorizadas.

Com qual cardápio degustar esse vinho? Especialistas em harmonização sinalizam que o vinho produzido a partir de Susumaniello combina muito bem com feijão preto com costelinha de porco. Se você pensou em feijoada, parece mesmo uma boa ideia...!

Para encerrar, se quiser ler mais sobre a Negroamaro, outra uva italiana típica da Puglia, clique aqui.




Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.