E se for apimentado?

A combinação entre um vinho e a picância das pimentas tem fama de ser difícil, e é, sem dúvida, um desafio. Mas é daqueles desafios que dá, sim, para a gente para encarar... Você topa?

Começando pela teoria: o picante é uma sensação tátil, e não um gosto. Ou seja, está associado ao tato, e não ao paladar!

A sensibilidade ao picante varia muito, de um para o outro. Primeiro, porque algumas pessoas são realmente mais sensíveis que outras, depois, porque essa sensação picante pode, simplesmente, ser considerada agradável ou não. É uma questão, portanto, de sensibilidade e de preferência.

Se você está entre os que apreciam um toque apimentado, é importante ter em mente como esse condimento influencia o nosso paladar, de forma a fazer uma harmonização que destaque as vantagens do vinho e da pimenta, ao mesmo tempo! Veja algumas dicas:

 Procure vinhos com menos taninos, pois o picante aumenta a percepção de amargor. O ideal, então, seria esquecer vinhos envelhecidos em carvalho.

 Privilegie a acidez, que vai refrescar a sensação de calor, e aumentar as camadas de sabor do prato.

 Pense em vinhos mais frutados, já que a pimenta diminui a nossa percepção desse sabor.

 Opte pelos mais suaves e menos secos, porque a doçura também estará reduzida pelo toque picante, e ela ajudará a destacar os outros sabores do prato. Mas certamente, a escolha entre um vinho suave ou seco depende, antes de tudo, do seu gosto pessoal...

 Dê preferência a menores teores alcoólicos, pois a picância enfatiza o efeito ardente do álcool, e o álcool também aumenta a sensação ardente da pimenta. Mas obviamente ignore essa dica, se você realmente apreciar esse efeito picante!

Com isso em mente, fica mais fácil selecionar o vinho que vai realmente fazer a diferença quando harmonizado com pimenta.

Uma boa opção são os vinhos brancos. Sugestões? Riesling, Chenin Blanc, Alvarinho, Gewürztraminer, Viognier, Sauvignon Blanc. Deixe Chardonnay, que possui mais taninos, para outro dia...

Espumantes ou frisantes podem proporcionar um equilíbrio agradável de sabor e textura. Champagne, Prosecco, ou até um Lambrusco são escolhas interessantes. Se quiser saber a diferenças e semelhanças entre espumantes e frisantes, clique aqui.

Se a opção for por vinho tinto, considere Barbera, Carmenère, Grenache, Zinfandel, ou um Gamay, como os de Beaujolais. Mas, se preferir ser mais ousado, um Tempranillo, como os de Rioja, pode ser uma excelente surpresa!

Seja qual for a sua escolha de harmonização para um prato picante, o importante é fazer de qualquer refeição, uma refeição especial, daquelas que alimentam o corpo e a alma!




Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.