Culinária brasileira

O vinho a cada dia conquista mais espaço na mesa dos brasileiros. Mas será que combina com a nossa culinária? Pesquisamos alguns dos vinhos mais recomendados, quando o cardápio é tipicamente nacional.

 A moqueca, na versão capixaba ou na versão baiana, é um prato rico e saboroso. Para acompanhá-la, escolha entre os brancos Chardonnay ou Trebbiano, ou entre tintos à base de Tempranillo, como os espanhóis de Rioja, ou à base de Sangiovese, como os de Chianti.

 Cuscuz, se for de legumes, vai muito bem com vinhos produzidos à base de Nebbiolo, como os italianos Barolo ou Barbaresco. Se for de camarão, prefira Chardonnay.

 Tanto feijão tropeiro, virado à paulista, como baião de dois pedem vinhos com acentuada acidez. Cabernet Franc, Sangiovese, Pinot Grigio ou Alvarinho. Escolha, e se delicie. Tempranillo também é boa opção.

 O prato mais representativo da culinária nacional é, sem dúvida, a feijoada. E, para a surpresa de muitos, ela pode dividir a mesa com uma bela garrafa de vinho, principalmente se for de boa acidez, como por exemplo o Vinho Verde português. Experimente, também, espumantes ou frisantes, brancos ou rosés e surpreenda-se. Se for de tinto, siga a dica de alguns especialistas no assunto, que recomendam a força de um Malbec ou Cabernet Sauvignon.

 O saboroso pato no tucupi fica ainda mais marcante se harmonizado com um vinho Sauvignon Blanc, mas é um bom parceiro de Cabernet Sauvignon e Merlot.

 É, nós adoramos churrasco. Mas, para quem pensa em cerveja como a combinação natural, fique sabendo que vinho é um excelente parceiro! As melhores sugestões são Malbec e Tannat, e também Shiraz e Cabernet Sauvignon.

 Uma refeição saborosa como a galinhada pode receber diversas sugestões de vinho interessantes. De todas, a melhor delas ainda parece ser um tinto Pinot Noir.

 A textura firme e o rico sabor do pacu assado vão combinar muito bem com Sauvignon Blanc, Pinot Grigio ou Alvarinho. Para realmente acertar, escolha um Vinho Verde, de Portugal.

 As pitorescas costelas de tambaqui harmonizam bem com vinhos brancos ácidos, mas ficam ainda mais especiais com tintos como Pinot Noir ou Cabernet Franc.

 O arroz com pequi, independente do prato que estiver acompanhando, fica ainda mais valorizado na presença de vinho espumante, bem seco.

Enfim, a lista das nossas delícias é imensa. Mas, felizmente, o mundo dos vinhos também é muito vasto. É possível encontrar, para cada prato, pelo menos uma boa dica de harmonização.

Mas, acima de tudo, use o seu bom senso, e respeite o seu paladar e o seu gosto pessoal. No fim das contas, é isso o que vale.

Saúde!




Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.