Harmonizações menos óbvias

Todo mundo tem uma sugestão de vinho para acompanhar uma boa macarronada! Mas e quando os desafios são maiores, você sabe como harmonizar?

 O prosaico arroz, feijão, bife e fritas, do brasileiro, pode ser uma refeição acompanhada de vinho? Claro que pode! E você vai desfrutá-la com ainda mais prazer se escolher um vinho com certa acidez, como os tintos elaborados com Sangiovese, ou com Cabernet Franc. 

 E o yakissoba, macarrão da culinária oriental preparado com um molho espesso, à base de shoyo e óleo de gergelim, com legumes e verduras? Também pode ser harmonizado, sim, com vinho! Nesse caso, surpreenda-se com o acompanhamento de um vinho espumante seco. Mas considere, também, um tinto Pinot Noir, ou um Sauvignon Blanc. Não faltam sugestões!

 O estrogonofe, prato originário da culinária russa, que leva cubos de carne e um molho com creme de leite e que geralmente servimos acompanhado de arroz e batata, é um bom parceiro para vinhos tintos produzidos à base de Merlot.

 Nas noites de frio, um creme de mandioquinha, tubérculo que também é muito conhecido como batata baroa, vai aquecer corpos e corações se bem harmonizado. Nossa sugestão é um branco Chardonnay ou então um tinto italiano Valpolicella. Se quiser ler mais sobre essa denominação de origem, clique aqui.

 Sabe aquele cuscuz de camarão, que além de delicioso, enfeita qualquer mesa, enchendo nossos olhos? Para servi-lo, escolha um Chardonnay, ou um aromático argentino branco feito com a uva Torrontés. A riqueza de um, combina com a riqueza do outro.

 Mesmo que a opção tenha sido um prático delivery, de kibes e esfihas, você não precisa abrir mão do vinho. Tintos leves, frescos e frutados são uma excelente opção. Vão se destacar sem dominar os sabores da comida. Nossa dica? Cabernet Franc, Pinot Noir ou Gamay (como os da denominação francesa Beaujolais).

 Caesar Salad, que é provavelmente a mais famosa das saladas, é uma boa parceira para vinhos brancos como Sauvignon Blanc, e também para rosés à base de Grenache. Sua salada vai ficar ainda mais charmosa, ainda mais leve, ainda mais refrescante.

 Falando em saladas, e se ela for uma salada de frutas, dá para combinar com vinho? Dá sim. E você nunca mais vai deixar de harmonizar um bom vinho com essa sobremesa, depois de experimentar essa combinação. Pode ser um Moscatel, um refrescante Lambrusco, ou até mesmo, um charmoso Zinfandel rosé.

Felizmente, a diversidade de opções gastronômicas é tão ampla quando a de vinhos. Então, sempre há uma tampa para qualquer panela... E, sem dúvida, na dúvida, procure agradar acima de tudo o seu paladar!




Você está em

Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.