Aceita um cafezinho? Com qual vinho?

Amantes de café não concebem encerrar uma refeição, sem uma xícara. E a combinação do café e do vinho vem chamando a atenção, em vários pontos moderninhos, espalhados pelo mundo. Então, virou assunto também por aqui.

Na realidade, combinar café e vinho não é novidade. Um exemplo? Os antigos celtas da Galícia já misturavam grãos de café ao vinho, em uma das muitas versões de uma bebida chamada Queimada.

Mas o que aproximou vinho e café, nos últimos tempos, foi o desenvolvimento do mercado e da cultura do café, transformando essa bebida em gourmet, e seu estudo em algo semelhante à enologia. Não são poucas as semelhanças. Assim como muitas variedades de uvas, há muitos tipos de grãos. Há também diferentes terroirs. Há o conceito corte, ou seja, mistura entre grãos. E por aí, vai...

Bom, mas e como combinar, então, seu café e seu vinho?

 O café e o vinho tinto

Cafés mais fortes, mais robustos, serão ainda melhor apreciados se acompanhados com Cabernet Sauvignon, ou com um picante Zinfandel. Já cafés mais suaves combinam mais com a delicadeza de um Pinot Noir.

 O café e o vinho de sobremesa

Aqui a dica é um tradicional Moscatel, muito aromatizado e com alto teor de doçura. Pode até substituir a sobremesa, para a alegria de muitos adultos!

 O café e o vinho fortificado

Marsala é uma escolha natural nessa combinação. Não é à toa que está presente entre os ingredientes do tiramisu, sobremesa italiana feita com café. Para os mais tradicionais, entretanto, outra dica: um vinho do Porto Tawny, se possível 20 ou 30 anos. Agora, se preferir um vinho fortificado mais doce, Jerez é a resposta. Nesse caso, procure pelos Pedro Ximénez. 

 O café e um destilado de uva

Diretamente da Itália, a Grappa é um destilado produzido a partir do bagaço das uvas, originalmente produzido para evitar o desperdício durante a vinificação. Misturada ao café, vira um “espresso correto”, segundo os italianos. Fica aqui a dica...

Para encerrar por enquanto o assunto café, você sabe como o seu gosto pessoal, na hora de degustar um cafezinho, pode ajudar a entender as suas preferências, quando o assunto é vinho? Para ler, clique aqui.




Você está em

Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.