A etiqueta do vinho

Gostando ou não, elas existem: as regras de etiqueta. E para que elas servem? Talvez, para serem seguidas; talvez, para serem quebradas...

Veja algumas dessas regras, e escolha quais seguir, e quais quebrar:

 Como segurar a garrafa?

Uns dizem para apoiar o dedo no fundo da garrafa, outros garantem que isso não deve ser feito em hipótese alguma! É comum ouvir que o repuxo na base de algumas garrafas facilita o manuseio ao servir, além de diminuir o contato da mão com a garrafa, mantendo a temperatura do vinho. Mas esse é um tema bem controverso, com várias teorias diferentes; para ler mais sobre o assunto, clique aqui.

 Em que ordem servir?

Essa é muito, muito fácil: sirva primeiro as mulheres, começando pelas mais velhas; siga a mesma regra, depois, ao servir os homens. Mas não faça nenhum comentário sobre a idade de ninguém. Há quem realmente se aborreça ou se constranja com isso.

 Como não fazer sujeira?

Para não deixar escapar nenhuma gota, e, se tiver habilidade, dê uma giradinha na garrafa, após servir. Outra opção é ter à mão um guardanapo, para secar o gargalo. Se você for o anfitrião, providencie um disco salva-gotas, também chamado de corta-gotas.

Se não se lembrar de nada disso, e manchar a toalha, saiba como resolver o problema, clicando aqui.

 Quanto servir?

Não ultrapasse 1/3 da capacidade da taça. Dessa maneira, haverá espaço livre suficiente para girar o vinho, liberando todos os seus aromas. Se quiser ler mais sobre isso, clique aqui.

 Como segurar a taça?

Segurar a taça pela base, ou pela haste, é o ideal. Além de ser mais elegante, permite observar o vinho (sua cor, limpidez, bolhas e lágrimas), não deixa marcas de dedo no bojo, e, acima de tudo, não esquenta o vinho. Mas às vezes encontramos alguns especialistas afirmando que segurar um tinto levemente resfriado pelo bojo ajuda a liberar os aromas do vinho, na medida em que o aquece gradualmente. Pelo visto, Baco detesta unanimidade.

 E quando a taça estiver vazia?

Ao repor o vinho de sua taça, antes ofereça-se para também completar a taça daqueles que estiverem sentados próximos a você. Se alguém mais distante se pronunciar, levante-se para servi-lo; é muito mais gentil do que passar a garrafa de mão em mão. Acredite.

 E o último gole?

A regra é mesma da comida. Antes de se servir do último gole restante na garrafa, pergunte se alguém gostaria de compartilhar esse finalzinho com você. Lembre-se que um dos prazeres do vinho é mesmo, a companhia.

E, ao escolher as regras de etiqueta que servem para você, não se esqueça que, quando o assunto é gentileza, é melhor pecar pelo excesso, do que pela falta dela. Saúde!




Você está em

Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.