A decantação pode prejudicar o vinho?

Decantar ou não decantar. Essa é uma das questões que rondam quem aprecia um bom vinho. Na dúvida, dá para sempre decantar? Ou não?

Acompanhe...

 Poucos são os vinhos que podem sair prejudicados com a decantação.

Vinhos muito velhos, que já são mais delicados e já estão mais frágeis, podem ficar oxidados rapidamente com a decantação. Mas lembre-se: vinhos de guarda são realmente uma minoria, uma exceção à regra. Se quiser ler mais sobre isso, clique aqui.

Bom, nesse caso, o ideal seria decantá-los somente mediante real necessidade: se o vinho apresentar sedimentos. Os eventuais depósitos que se formam com o envelhecimento não são prejudiciais, mas a textura deles pode ser desagradável e amarga.

 Às vezes, a decantação leva uma culpa que não é dela.

Se você achar que o vinho ficou mais amargo, ou com menos sabor, após a decantação, não saia por aí culpando o pobre decantador. A culpa pode ser de um fungo. Este é o defeito mais comum encontrado nos vinhos, e é causado quando a rolha é afetada pela substância chamada de 2,4,6 Tricloroanisol (TCA), deixando o vinho com cheiro de mofo.

Mas nem toda vez que esse problema aparece, ele é fácil de ser diagnosticado. Contaminações mais leves às vezes só são percepctíveis após certo tempo de contato com o oxigênio. E é isso que o decantador faz: deixa o vinho em contato com o oxigênio. Então, se o vinho estiver levemente contaminado pelo TCA, pode ser que a decantação faça você perceber o problema. Mas não foi ela que o gerou!

O fato é que, se nem todos os vinhos ganham com a decantação, eles raramente perdem... Fique atento a esses detalhes, e escolha, se quer ou não decantar o seu vinho.

E, se quiser oxigenar o seu vinho para liberar os aromas e acentuar o sabor, sem usar um decantador, pense em outras alternativas, como, por exemplo, um aerador. Para ler mais sobre esse acessório, clique aqui.

Saúde!




Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.