Estados Unidos

Quando os primeiros nórdicos aportaram na América do Norte, chamaram-na Vinland, ou Terra das Vinhas. Verdade seja dita, as videiras encontradas não eram da espécie Vitis Vinifera, e, sim, variedades de outras espécies, consideradas “selvagens”. Mas talvez isso já fosse um prenúncio, de como esse país tornaria-se importante no cenário mundial dos vinhos!

Aliás, se quiser entender mais sobre a diferença entre Vitis Vinifera e as outras espécies de uvas, clique aqui.

O sistema americano de denominação, AVA (American Viticultural Area) é bem distinto da maioria dos sistemas, principalmente dos europeus. Menos restritivo quanto aos métodos de produção ou à variedade da uva, mas mantendo o foco no conceito de terroir, ele garante apenas que a maioria das uvas utilizadas na produção do vinho sejam da região indicada no rótulo.

Falando em região, a costa do Pacífico concentra a produção americana de vinho, principalmente na Califórnia, mas também nos estados de Washington e Oregon. Contudo, outras áreas vêm, pouco a pouco, também construindo suas próprias reputações, com uma produção que cresce rapidamente.

 Califórnia

Quando falamos em vinho americano, quase já deduzimos que seja da Califórnia. Isso porque cerca de 90% do vinho dos Estados Unidos são californianos. E o enoturismo é um dos grandes motivos de viagens para a Califórnia, assim como a Disneylândia e Hollywood.

É impossível falar dos vinhos da Califórnia sem citar uma extraordinária degustação às cegas realizada em Paris em 1976, quando vinhos californianos venceram os melhores vinhos de Bordeaux. Se quiser ler mais sobre o que é uma degustação às cegas, clique aqui.

O que mais chama a atenção nos vinhos californianos, além da qualidade, é a diversidade. Cabernet Sauvignon, em vinhos varietais ou em corte bordalês, Chardonnay, Merlot, Pinot Noir, Syrah... assim é a Califórnia. Mas, a “especialidade da casa” é, sem dúvida, a Zinfandel, em vinhos de diferentes estilos, dos tintos frutados e concentrados, aos mais leves, passando pelos rosés, chamados de Blush, ou White Zinfandel (mesmo sem serem brancos).

Duas denominações se destacam entre os vinhos da Califórnia: o pequeno Vale do Napa, gigante em notoriedade, sendo a primeira AVA oficialmente reconhecida, com complexos Cabernet Sauvignons, e o Vale do Sonoma, famoso pelos Chardonnays.

 Oregon

Sucesso recente no mundo dos vinhos, o estado do Oregon vem surpreendendo com vinhos produzidos, principalmente, à base de Pinot Noir e de Pinot Gris.

 Washington

Preste atenção nos vinhos do estado de Washington, como têm feito alguns grandes especialistas deste mercado, principalmente quando o assunto é Riesling. O estado está se tornando um ícone de vinhos premium.

Se gostou do tema, e quiser desfrutar um vinho americano, que tal experimentar um clássico Zinfandel, ou um surpreendente espumante da Califórnia? Se aceitar a dica, só não se esqueça do brinde; pense em algo realmente incrível, e saúde...!

 




Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.