Os jovens talentos do vinho

Você pensa em um produtor de vinho, e a imagem que vem à cabeça é a de um experiente senhor, de idade avançada? Então saiba que, atualmente, também são muitos, os jovens talentos do mundo dos vinhos!

Na França, uma jovem enóloga chamada Caroline Frey, já teve seu trabalho elogiado até pelo prestigiado americano Robert Parker. Graduada pela Universidade de Bordeaux, Caroline aprendeu com grandes nomes da indústria do vinho, como Denis Dubourdieu (1949-2016).

Na Alemanha, um jovem produtor chamado Jochen Dreissigacker foi eleito como um dos alemães mais influentes com menos de 40 anos de idade, e já teve vinhos seus sendo servidos até por Ângela Merkel, a Barack Obama.

Nos Estados Unidos, Jesse Katz foi o mais jovem enólogo chefe já contratado no país, e elaborou um vinho, especificamente, para ser servido no casamento de seu amigo, o cantor Justin Timberlake, com a atriz Jessica Biel, que aconteceu no sul da Itália.

Em 2013, o jovem Luke Skeer, então com 33 anos, foi vencedor de uma premiação chamada Young Winemaker of the Year Awards, criada para encorajar e reconhecer a excelência de talentos emergentes na Austrália e na Nova Zelândia. Longe de ser um novato no assunto, Luke Skeer tinha apenas 15 anos de idade na primeira safra em que trabalhou.

Na Itália, Giuseppe Vajra formou-se em enologia pela Universidade de Turin, e segue os passos da família, ao lado de seu pai, na produção de vinhos Barolo, simbolicamente um típico exemplo de um vinho que fica cada vez melhor com a idade.

No Uruguai, Gabriel Pisano é um exemplo de um jovem enólogo que, mesmo trabalhando com a família, também escolhe trilhar seus próprios caminhos, em um projeto que ele intitula como sua “bodega experimental”. Se quiser ler uma entrevista que realizamos com Gabriel Pisano, clique aqui.

Em alguns casos, é o esperado caso de tal pai, tal filho, com a dedicação ao vinho passando de geração a geração. Em outros casos, foi a inesperada vocação que falou mais alto, e levou esses jovens a abraçarem a profissão de enólogo. Tanto por um caminho como por outro, o fato é que essas pessoas estão fazendo história!

Ah, e se você quiser ler um artigo no qual falamos sobre a diferença entre sommelier, enólogo e enófilo, clique aqui.




Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.