Malbec World Day

O dia 17 de abril foi a data escolhida pela entidade que representa os produtores de vinho da Argentina. Nesse dia, homenageia-se o Malbec, como um símbolo da transformação da indústria do vinho argentino, e como uma estrela, que brilha pelo mundo afora.

Vale lembrar que a Argentina é o país com a maior área de produção de Malbec, em todo o mundo. Mas a uva não é original de lá. Esta é uma uva francesa, mas que encontrou na Argentina perfeitas condições para a produção de grandes vinhos.

O Malbec World Day foi comemorado, pela primeira vez, em 2011, quando aconteceram mais de 72 eventos, em 45 cidades de 36 diferentes países.

No ano seguinte, 2012, o número de eventos cresceu para 142, em 68 cidades de 43 países.

Em 2014, já são 44 países envolvidos, comemorando o Malbec World Day!

De São Francisco, nos EUA, até Sidney, na Austrália, passando por São Paulo e Rio de Janeiro, no Brasil, muita coisa acontece em torno do Malbec World Day. Vários eventos culturais são organizados ao longo do mês de abril em comemoração a esse dia. O objetivo é promover cultura e música, além de ressaltar as qualidades dessa uva.

E por que a relação entre o vinho e a música? Lá no passado, na Roma Antiga, as pessoas dançavam em festas como forma de homenagem a Baco, deus do vinho. E, assim como a dança, o Malbec também tem seu caráter sensual, intenso e vigoroso.

O sucesso dessa iniciativa deve-se, também, ao apoio recebido do Ministério das Relações Exteriores e Comércio Internacional da Argentina, bem como à grande cobertura midiática em vários países.

Mas não é preciso ir a nenhum evento específico, nem dançar, para comemorar o Malbec World Day. Que tal, simplesmente, abrir uma garrafa desse vinho, em boa companhia, durante uma saborosa refeição, com uma interessante conversa? Com certeza essa é uma bela homenagem a Baco, e também ao Malbec!

E que tal conhecer duas denominações de origem que produzem seus vinhos com Malbec? Leia sobre Luján de Cuyo aqui, e sobre Cahors, aqui.

Ah, mas se você acha que Malbec é a única uva e o único vinho a ter o seu dia de comemoração, engana-se. Quer um outro exemplo? Na terceira sexta-feira do mês de setembro, comemora-se, em todo o mundo, o Dia Internacional da Grenache, o Grenache Day! Se quiser ler sobre Grenache, clique aqui.




Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.