Cidade Europeia do Vinho

Já ouviu falar sobre esse concurso?

Essa é uma iniciativa da Recevin, Rede Europeia das Cidades do Vinho, constituída para defender os interesses das administrações locais europeias vinculadas economicamente ao vinho.

O título de Cidade Europeia do Vinho foi atribuído, pela primeira vez, em 2012, e visa distinguir, a cada ano, uma cidade como símbolo do desenvolvimento vitivinícola europeu. Este concurso é uma oportunidade única para promover a vitivinicultura de determinada região, alavancando, inclusive, o enoturismo.

Em 2012, a primeira cidade eleita como Cidade Europeia do Vinho foi a portuguesa Palmela, localizada na Península de Setúbal, a 40 km de Lisboa. Em Palmela, 900 viticultores são responsáveis, anualmente, pela produção de 30 milhões de litros de vinho.

Em 2013, a cidade italiana de Marsala foi a vencedora do título. Localizada na ponta da Sicília, a maior ilha do Mar Mediterrâneo, Marsala é famosa pelos vinhos fortificados que encantam o mundo, e que são muito utilizados, inclusive, na culinária. Se quiser ler mais sobre Marsala, clique aqui.

Em 2014, a cidade nomeada como Cidade Europeia do Vinho foi Jerez de la Frontera, na Espanha. Dizem que a variedade dos vinhos Jerez é reflexo do jeito acolhedor deste povo da Andaluzia, que se preocupa em adaptar o vinho ao gosto de diferentes pessoas. Se quiser ler mais sobre o vinho Jerez, clique aqui.

E quais são os critérios que as cidades devem levar em conta, ao se candidatar ao posto de Cidade Europeia do Vinho?

 Dedicação para a cultura e tradições do vinho.

 Mobilização da comunidade, assegurando, inclusive, o bom acolhimento de turistas.

 Integração com a região e também com as outras zonas vitivinícolas da Europa.

 Orientação para o futuro, com iniciativas inovadoras e concretas.

 Cooperação com outras cidades, na troca de experiências e desenvolvimento de interesses comuns.

Para amantes do vinho, fica aqui uma dica. Acompanhar esse concurso, conhecendo, ano após ano, quais serão as próximas Cidades Europeias do Vinho. Se são tantos os vinhos interessantes na Europa, já imaginou aqueles produzidos em uma cidade com esse título?

 




Você está em

Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.