Beaujolais Nouveau: ame-o ou deixe-o!

Sabe aquele conhecedor de vinho super sofisticado, que até chega a ser desagradável? Pois é... Esse tipo de enófilo não costuma apreciar Beaujolais Nouveau, o vinho que todo esnobe adora detestar!

Os motivos? Uns criticam o marketing excessivo sobre o vinho. Alguns dizem que não passa de uma estratégia de fluxo de caixa dos produtores. Outros não admitem gostar de um vinho que tenha feito tamanho sucesso entre americanos. Outros argumentam com questões técnicas, julgando esse vinho superficial demais.

Como ele é, afinal? É um vinho extremamente leve, e decididamente, divertido. Fresco e frutado, não é um vinho que exige, ou que espera, reflexão sobre ele. Ele não quer que você se debruce e sofra para tentar decifrar seus aromas e suas notas. Ele só quer que você se divirta!

É produzido a partir de uma única uva, a Gamay. Se quiser ler mais sobre essa variedade, clique aqui.

E é produzido por um método chamado maceração carbônica, no qual uvas inteiras (que não são prensadas ou esmagadas) são submetidas a ambiente rico em gás carbônico e quase sem oxigênio, o que torna o vinho fresco e frutado.

Beaujolais Nouveau é produzido em menos de 10 semanas, e é um vinho próprio para ser bebido jovem. E esse é mais um de seus charmes.

Outro charme é sua história. Originalmente, esse era um vinho feito rapidamente, com a finalidade de abastecer a população local, logo após a colheita, enquanto o “melhor” Beaujolais não ficava pronto. Em 1951, o Beaujolais Nouveau foi oficialmente reconhecido na legislação. Com o tempo, o que era apenas uma tradição local dos arredores de Lyon, ganhou tanta popularidade que chegou a Paris. Nasceu, então, uma lendária corrida, para ver quem conseguia chegar primeiro até os consumidores parisienses.

Atualmente, a data de lançamento é regulamentada, na 3ª quinta-feira de novembro, e acontece sob fogos de artifício, música e muita diversão, em diversas partes da França. Antes disso, ninguém pode vender esse vinho.

E é, no mínimo, divertido imaginar que numa mesma noite, em casas, cafés, restaurantes, pubs, bares e bistrôs, em todo o mundo, a mesma celebração está ocorrendo.

Essa é uma experiência que todo enófilo deveria ter, pelo menos uma vez. Degustar um Beaujolais Nouveau. Não precisa, claro, ser em Paris. Se for em Paris, claro, é melhor ainda...

E, para os entendidos que insistem em torcer o nariz para esse vinho, ficam aqui nossos sentimentos...




Você está em

Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.