Será possível filtrar sulfitos?

Na busca de um estilo de vida mais saudável, é cada vez mais comum a procura por alimentos mais naturais. Inclusive no caso dos vinhos.

Uma tendência que é fácil de observar, atualmente, é o crescente interesse por vinhos que apresentem o menor número de intervenções humanas.

Mas, como eles, os vinhos naturais, ainda são uma pequeníssima parcela do mercado de vinhos, vem aí uma boa ideia para quem se interessa pelo assunto: que tal poder filtrar o vinho, eliminando dele os seus sulfitos?

Voltemos um pouco, resgatando o que são sulfitos... São substâncias químicas conservantes, que são adicionadas ao vinho. Que substâncias são essas? Anidrido sulfuroso, ou seja, dióxido de enxofre (SO2), também identificado pelo código INS 220. Para ler mais sobre isso, clique aqui.

E que história é essa, de filtrar sulfitos?

O dono dessa ideia chama-se James Kornacki, e vive em Chicago.

Partindo do princípio que os sulfitos são benéficos ao vinho, ajudando a conservá-lo de maneira adequada, mas também partindo do princípio que eles não são necessários ao consumo, e muitas vezes nem desejados, esse doutor em química desenvolveu um apetrecho interessante, que ele batizou de Üllo.

Esse “filtro”, ou “purificador”, pode ser perfeitamente encaixado sobre uma taça ou sobre um decanter.

O líquido, ao atravessar o utensílio, volta ao estado considerado natural, antes do acréscimo de conservantes (na realidade, com níveis ínfimos de sulfito), mantendo, contudo, todos seus outros componentes intactos, bem como seus aromas e sabores.

A invenção já está patenteada. Mas por enquanto, ainda é um projeto.

Segundo o inventor, o tal Üllo deve em breve estar à disposição dos enófilos de todo o mundo. À disposição daqueles que apresentam sensibilidade a esse composto. À disposição de quem procura alternativas ainda mais saudáveis. À disposição dos curiosos amantes do vinho, sempre ávidos por novidades.

Enquanto isso, quer conhecer outras invenções que também conciliam tecnologia e simplicidade, em prol do vinho? Clique aqui e também aqui.

Saúde!





Você está em

Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.