Os seis passos básicos da degustação

A diferença entre beber e degustar não tem nada de frescura, nem de pretensão. A diferença entre beber e degustar é bem mais simples do que se pensa.

Ao abrir uma lata de refrigerante, você já sabe exatamente qual sabor irá encontrar: o mesmo da última lata aberta. Por isso, as pessoas bebem refrigerante, e não o degustam.

No caso dos vinhos, a abertura de uma garrafa é, via de regra, uma surpresa. Não só pela imensa diversidade de vinhos existentes no mundo, mas também pelas alterações impostas pelo tempo e pelas condições de armazenagem de cada garrafa.

E isso diferencia sobremaneira a apreciação do vinho. Degustar um vinho significa reservar um tempo (por menor que seja), para refletir sobre o que está sendo bebido.

E degustar um vinho não é uma exclusividade reservada somente aos especialistas, não. Todas as pessoas são capazes de degustar o vinho que bebem, cada um à sua maneira, independente da sua relação pessoal com o mundo do vinho.

Como fazê-lo? Assim, por exemplo:

 Segure a taça contra um fundo branco (a toalha da mesa, a parede...). O que a cor do vinho lhe sugere? A sua primeira impressão é de que esse será um vinho leve ou encorpado? Ele tem nuances marrons (no caso dos tintos), ou douradas (no caso dos brancos), sugerindo ter mais idade, ou será ainda um vinho jovem?

 Gire a taça levemente. Observe as lágrimas do vinho escorrendo pela parede da taça. Quanto mais elevada for a concentração alcoólica, mais abundantes serão as lágrimas do vinho. Para ler mais sobre isso, clique aqui.

 Agora, cheire profundamente o vinho, inspirando devagar. A quais aromas conhecidos você associa o que está sentindo? De quais frutas, flores, especiarias, você está se lembrando?

 Dê um primeiro gole no vinho, e compare os aromas que você sentiu, aos sabores que ele tem. Nesse momento, concentre-se no paladar.

 Agora, ainda com o vinho na boca, esqueça o paladar e pense no tato. Analise a textura desse vinho, sua adstringência,  temperatura, e efervescência (se for o caso). Lembre-se que cada vinho é um vinho, e essa é a graça!

 Por fim, perceba por quanto tempo, depois de engolir, ainda consegue sentir as sensações causadas pelo vinho. Alguns vinhos, muito complexos e persistentes, têm um final tão longo, que duram mais de 20 segundos na boca! Para ler mais sobre esse assunto, clique aqui.

E, se você gostou da ideia, e quiser treinar suas habilidades para as próximas degustações, que tal exercitar os seus sentidos? Veja como fazê-lo, clicando aqui.

E tenha sempre uma boa degustação!


 




Você está em

Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.