12 meses, 12 vinhos

Cada vez mais brasileiros incorporam o saudável hábito do vinho nas refeições do dia a dia. Mesmo assim, ainda guardamos alguns vinhos especiais para dias especiais, é claro.

Que tal uma lista com 12 sugestões, para escolher em uma ocasião especial em cada um dos 12 meses do ano?

 Rosé da região de Provence, no sul da França, tipicamente leve e seco, ideal para acompanhar saladas, massas e risotos leves, peixes e frutos do mar.

 Sauvignon Blanc da Nova Zelândia, frutado e extremamente aromático, é uma excelente opção para ceviche ou também peixes com molho branco.

 Tempranillo de Rioja, frutado e flexível, harmonizado com carne de cordeiro ou com carne de porco, ou então para acompanhar as típicas batatas de Rioja (a receita está aqui.)

 Shiraz australiano, rico e macio, acompanha muito bem carnes bovinas e carnes de cordeiro, mas também pode ser uma boa sugestão para o peru assado.

 Primitivo di Manduria, de aroma complexo, com berinjela à parmegiana, ou então com um spaghetti à carbonara. Mais italiano, impossível.

 Argentino 100% Bonarda, instigante e exótico, que combina com pratos mais ricos em gordura, como leitão e carnes vermelhas em geral.

 Carmenère chileno, escuro e profundo, com molhos à base de tomates e com refeições picantes, apimentadas ou condimentadas, à base de cebola e alho.

 Cabernet Sauvignon do Vale do Napa, robusto e distinto, com costelinhas de porco ao barbecue, ou então com um bem elaborado hambúrguer caseiro.

 Tokaj da Hungria, o rei dos vinhos e o vinho dos reis, com queijos azuis como Roquefort ou Gorgonzola, com presunto cru, ou acompanhando as sobremesas.

 Icewine canadense, o filho da neve, com um pudim de leite condensado, ou com a versão francesa, chamada crème caramel. Quer a receita? Acesse, clicando aqui.

 Porto safrado, uma das maravilhas do mundo, e sempre a melhor combinação para acompanhar chocolate. Nascidos um para o outro...

 Champagne Vintage, harmonizado com qualquer prato ou sobremesa, porque sempre há motivo para comemorar!

O mundo do vinho é tão vasto, e tão interessante, que o difícil foi escolher somente 12 sugestões... Teria sido mais fácil se o ano tivesse uns 24, uns 48, quem sabe uns 100 meses... Rs




Você está em

Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.