Grüner Veltliner

Quando o nome é diferente, nada como começar pela pronúncia, na nossa opinião. O nome dessa uva, Grüner Veltliner, se pronuncia “gruna velt-lina”.

Agora, um pouco de história... Grüner Veltliner é a uva mais importante da Áustria, ocupando cerca de 1/3 de todos os vinhedos do país.

Além da Áustria, é cultivada também, em menores volumes, na Alemanha, na Eslovênia e na República Tcheca, e, em menor medida, ainda, no norte da Itália, na Nova Zelândia, na Austrália e nos Estados Unidos.

A Grüner Veltliner nasceu do cruzamento espontâneo entre as variedades Traminer e St. Georgen, e, apesar do nome, a ela não tem nenhum parentesco com as cepas Roter Veltliner e Frühroter Veltliner. Falando em nome, o significado de Grüner é “verde”.

Os cachos da Grüner Veltliner variam de tamanho médio a bem grandes, são medianamente densos, e têm formato cônico. Os bagos são ovalados, sendo normalmente amarelo-esverdeados, mas apresentando uma cor mais amarelada no lado do cacho que fica mais exposto à luz solar.

Fértil, a Grüner Veltliner exige controle dos seus rendimentos por parte do produtor, para que seus frutos tenham qualidade mais elevada.

É capaz de produzir, com exuberância, desde vinhos leves e ácidos até excelentes exemplares de colheita tardia. Mas existem dois estilos, distintos, que são os mais comuns. O primeiro é um vinho leve, fresco e cítrico. O segundo, por sua vez, é mais picante e mais complexo, e, por ser mais estruturado, precisa de alguns anos para se desenvolver.

De qualquer maneira, os aromas mais frequentemente associados aos vinhos elaborados com a Grüner Veltliner são os cítricos, como casca de limão e toranja, com destaque para o limão Taiti. Mas também é comum a associação com pimenta branca e notas vegetais. Assim é um clássico Grüner Veltliner. Com o tempo, as versões mais complexas desenvolvem notas de mel e de marmelada, junto com a cor dourada que vai se formando.

Harmonizações interessantes para os vinhos produzidos com Grüner Veltliner incluem sushis e sashimis, e também quiches ou outras entradas elaboradas com abobrinha e queijo.

Para encerrar, se quiser ler mais sobre a produção de vinhos na Áustria, clique aqui. Ou então, para ler sobre a cepa Roter Veltliner, clique aqui.




Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.