Blauer Portugieser

Conheça Blauer Portugieser, ou simplesmente, Portugieser. Mais uma cepa, no vasto mundo do vinho!

Quem concluiu que esse é o nome de uma uva de origem portuguesa, acertou. Mas engana-se quem acredita que essa “ainda” é uma uva de Portugal. Praticamente não há mais o cultivo de Portugieser, nem em Portugal, nem na vizinha Espanha.

Essa cepa resolveu morar em outro lugar. Saiu da Península Ibérica, e hoje vive na Europa Central e na Europa Oriental, principalmente na Áustria e na Alemanha, mas também em países como República Tcheca, Hungria, Romênia, Eslovênia e Croácia. Alguns vinhedos de Blauer Portugieser também podem ser encontrados na França.

Existe quem defenda, inclusive, que essa variedade é nativa da Áustria, não tendo relação alguma nem com Portugal nem com nenhuma casta daquele país. Alguns especialistas em ampelografia não veem nenhuma evidência dessa origem portuguesa. Vai saber... Se quiser ler mais sobre a ampelografia, clique aqui.

De rendimento realmente muito alto, a Blauer Portugieser exige atenção e cuidado por parte de quem escolhe cultivá-la, caso queira produzir vinhos que se destaquem pela qualidade.

Os cachos dessa cepa são de tamanho médio e bem compactos. Os bagos são ovalados, e escuros de cor azulada. Aliás, a palavra “blauer”, em alemão, significa azul, e é bem comum ver esse termo no nome de uvas alemãs e austríacas.

Os aromas e sabores mais associados ao vinho elaborado com a Blauer Portugieser são morango, cerejas e framboesas.

Esses vinhos, tintos ou rosés, costumam ser em sua maioria, leves e de baixa acidez, ideais para serem consumidos em sua juventude, não sendo indicados para o envelhecimento. Mas em boas safras, restringindo rigidamente a produtividade da vinha, e utilizando barris de carvalho para o amadurecimento, é possível produzir vinhos mais fortes e mais complexos.

Ou seja, quem não acredita no potencial dessa uva, acaba produzindo vinhos bastante simples. Mas, quem aposta em sua capacidade, e utiliza as melhores práticas de cultivo e vinificação, colhe também, os melhores resultados! Como quase tudo, nessa vida...

Uma curiosidade: na Áustria, apenas 13 cepas tintas são autorizadas para a elaboração de vinhos de qualidade, e a Blauer Portugieser é uma delas. Infelizmente, vem perdendo importância, e área de cultivo, no país. Se quiser ler mais sobre a produção de vinhos austríacos, clique aqui.




Você está em

Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.