Aprendendo com o Thanksgiving Day...

O Dia de Ação de Graças é mundialmente conhecido, e é celebrado, principalmente nos Estados Unidos, na 4ª quinta-feira do mês de novembro.

A origem desta comemoração está na Reforma Protestante, como uma referência aos muitos feriados religiosos do Catolicismo, e como forma de, originalmente, agradecer boas colheitas.

Ao longo do tempo, tornou-se o principal feriado americano, mais importante que a Páscoa, Natal ou Ano Novo. Dessa maneira, não é de surpreender que seja a noite de maior consumo de vinho em todo o país!

 O que costuma ser servido no Thanksgiving Day?

O prato principal é o peru assado, sem dúvida. Para se ter uma ideia, segundo a National Turkey Federation, 46 milhões de perus são consumidos nos Estados Unidos no Dia de Ação de Graças, enquanto que no Natal, são “apenas” 22 milhões, e na Páscoa, “somente” 19 milhões. A sobremesa típica, do Dia de Ação de Graças, é a torta de abóbora.

 E o que se bebe, nessa festa?

As bolhas finas de um bom espumante fazem qualquer celebração ficar ainda mais especial, e não é diferente na Ação de Graças. Os espumantes costumam ser servidos somente com os aperitivos, ou às vezes durante todo o jantar...

Para o jantar em si, Cabernet Sauvignon costuma ser a escolha mais tradicional, mas seus taninos fortes não são necessariamente a melhor opção de harmonização com o peru. A leveza de vinhos elaborados com Pinot Noir, Syrah e Zinfandel é tecnicamente mais adequada para esse cardápio... Beaujolais Nouveau, produzido com a uva Gamay, e lançado anualmente uma semana antes, é sempre bem-vindo. E vinhos rosés podem ser mais um toque de classe a esse jantar.

Existe uma minoria que serve o jantar de Ação de Graças com vinho branco. Alguns especialistas garantem que essa opção é a melhor. Nesse caso, boas escolhas são as uvas Viognier, Chenin Blanc, Sauvignon Blanc.

Mas o cardápio principal do Dia de Ação de Graças nos lembra uma outra festa, não é? Com uma árvore bem enfeitada ao fundo, quase no final do ano... Essas dicas de harmonização com o peru, então, podem muito bem ser guardadas, para quando chegar o Natal!

Já com a tradicional torta de abóbora servida na sobremesa de Ação de Graças, é comum encontrarmos Moscatel, Porto, Sauternes, Tokaji, um Riesling ou um Gewürztraminer de colheita tardia. Tudo bem que não costumamos consumir a tal torta americana, mas essas dicas bem que podem ser úteis para acompanhar o nosso mineiro doce de abóbora... Fica a dica...

Comemorando ou não o Thanksgiving Day, agradecer pelo que temos na vida, não necessariamente em bens materiais, mas em saúde, em amor e em amizade, é sempre uma boa atitude! Sendo assim: obrigado, muito obrigado!

Para encerrar, se quiser ver uma receita de peru preparado ao vinho, um prato que fica muito suculento e saboroso, clique aqui.




Você está em

Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.