Bulgária

O que você sabe sobre esse país? Conhece seus vinhos? Venha conosco, então.

A Bulgária é um país do leste europeu, mais precisamente no sudeste do continente. Banhado pelo Mar Negro, faz fronteira com a Romênia, Turquia, Grécia, Macedônia e Sérvia. É um país de mais de 7 milhões de habitantes, que desde 2007 faz parte da União Europeia.

Esse é um lugar com uma história muito antiga de vitivinicultura, iniciada séculos antes do nascimento de Cristo. Contudo, o final do regime comunista, em 1990, marca um novo começo nessa história.

Originalmente, os vinhedos da Bulgária eram cenários de vinhas tradicionais da região, como das variedades Gamza, Mavrud e Melnik.

Durante o comunismo, as vinhas nativas perderam lugar para variedades internacionais mais produtivas, como Cabernet Sauvignon, Merlot, Chardonnay, Riesling e Muscat. E a indústria vinícola búlgara, controlada pelo estado, ficou conhecida principalmente pelo Cabernet Sauvignon, barato e produzido em larga escala, com mais foco em quantidade do que em qualidade, visando mercados externos, como a União Soviética e o Reino Unido.

Durante os anos 1990, as vinícolas estatais foram privatizadas, e algumas até atraíram investimento estrangeiro. Desde então, o vinho búlgaro vive uma fase de reconstrução, na qual já é possível encontrar muitos rótulos impressionantes, inclusive produzidos a partir de uvas cultivadas organicamente.

A Bulgária é dividida em 5 regiões onde as uvas são cultivadas: Planície do Rio Danúbio, Costa do Mar Negro, Vale das Rosas, Vale Trácio e Vale do Rio Struma. A única região onde não se cultivam uvas é ao redor da capital do país, Sofia.

Se quiser conhecer vinhos tipicamente búlgaros, nossas sugestões: um tinto de cor profunda produzido com Mavrud, ou um tinto da uva Melnik, que dizem ter sido a cepa preferida de Winston Churchill, primeiro ministro do Reino Unido durante a Segunda Guerra Mundial. Ou então, um tinto elaborado com Gamza, o nome búlgaro para a uva Kadarka, sobre a qual já falamos, aqui.

Para finalizar, curiosidade: a latitude da Bulgária equivale à do centro da Itália, no paralelo 43°N, onde a incidência dos raios solares é ideal para o crescimento das videiras, e bem perto, inclusive, do famoso paralelo 45°N. Se quiser ler sobre isso, clique aqui.

E seja bem-vindo à Bulgária!





Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.