O enólogo, um cientista que faz arte!

A enologia é uma profissão que combina ciência e arte. E que, mesmo tão tradicional, evolui de maneira evidente, ao longo do tempo.

Em 1857, quando Louis Pasteur descobriu o papel da levedura no processo de fermentação, por exemplo, ele sem querer causou uma verdadeira revolução na enologia, dando aos enólogos conhecimento necessário para elevar o processo de vinificação a um nível superior, onde a ciência passava a substituir a tentativa e erro.

No final deste mesmo século 19, o advento da energia elétrica também impactou de maneira profunda a profissão do enólogo, trazendo novas possibilidades para dentro da vinícola, inclusive no que diz respeito à refrigeração.

O controle da temperatura do vinho, principalmente durante o processo de fermentação, ganhou a devida importância no século 20, com os estudos de Émile Peynaud sobre o tema.

Assim chegamos ao final do século 20, com a enologia ciente de que a vinificação moderna estava de braços dados com a ciência.

Mas o século 21 chegou, para arejar pensamentos e corações, inclusive no mundo do vinho. O século 21 chegou nos contando que enologia não era somente ciência. O século 21 chegou nos contando que enologia é também arte.

Alguns enólogos podem, sim, optar por produzir vinhos tecnicamente perfeitos, a partir do que ensina a educação enológica tradicional. Outros profissionais, por sua vez, optam pelo risco, sem o qual não é possível produzir vinhos excepcionais! Mas todos, sem exceção, o fazem com amor à profissão, e comprometimento com o consumidor.

No Brasil, comemora-se o dia do enólogo em 22 de outubro. Como comemora-se? Com um brinde, é claro!

Se quiser ler sobre outras profissões relacionadas à produção de vinho, clique aqui. Ou então, se quiser ler sobre a diferença entre enólogo, enófilo e sommelier, clique aqui.

Para encerrar, se quiser ler mais sobre Émile Peynaud, famoso enólogo falecido em 2004, clique aqui. Ou então, para ler sobre jovens talentos do mundo do vinho, clique aqui.




Você está em

Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.