Godello

Uma variedade originária do noroeste da Espanha, pouco cultivada mas muito surpreendente. Vale a pena conhecê-la melhor!

Uma cepa que recusou-se a morrer, na década de 1970. Sobreviveu graças ao esforço de alguns de seus defensores, principalmente da Galícia, que a partir de algumas centenas de videiras remanescentes, conseguiram reverter a tendência de extinção para a qual essa variedade caminhava.

Mesmo assim, trata-se de uma uva rara, encontrada provavelmente apenas na Espanha e em Portugal, onde chama-se Gouveio.

Na verdade, nem existe um consenso total se a espanhola Godello e a portuguesa Gouveio são exatamente a mesma cepa, mas mesmo na falta de provas genéticas incontestáveis, são tratadas como iguais por alguns especialistas no assunto, embasados na ampelografia. Conheça mais sobre isso, clicando aqui.

De qualquer forma, vale lembrar que  a OIV (Organização Internacional da Vinha e do Vinho) não reconhece Godello e Gouveio como sinônimos, mas, sim, como uvas distintas uma da outra.

A Godello é também muitas vezes confundida com a uva Verdelho, mas nesse caso já se sabe que são, mesmo, variedades diferentes, apesar da legislação de algumas denominações de origem ainda não estarem atualizadas.

Mas afinal, como é essa variedade? É uma uva branca, de cacho pequeno e compacto, com bagos pequenos e arredondados, de cor verde amarelada. A película é espessa e a polpa tem consistência média. A videira da Godello é relativamente vigorosa, mas regularmente de baixa produtividade.

O vinho produzido a partir da Godello é notável pela excelente relação entre álcool e acidez: ele pode alcançar um alto grau alcoólico e costuma ter acidez natural elevada, o que lhe confere boa capacidade de envelhecimento. Outra característica marcante desse vinho é a mineralidade, qualidade muito apreciada atualmente. Para ler mais sobre isso, clique aqui.

Atualmente, existem apenas cerca de 1.200 hectares de Godello na Espanha, e 2.000 hectares em Portugal, sob o nome Gouveio. E a demanda por esse vinho vem aumentando, com um crescente interesse do mercado americano, principalmente pelas versões fermentadas em barril.

Essa preferência do consumidor americano certamente tem a ver com a semelhança entre Godello e Chardonnay. Se você aprecia a famosa Chardonnay, deve dar-se ao luxo de conhecer a rara Godello. Em sua versão sem madeira, mais mineral, ao modo de Borgonha, e em sua versão amadeirada, que remete ao Chardonnay da Califórnia.

Se quiser ler mais sobre a Godello, conheça a denominação de origem Valdeorras, onde essa uva se expressa atingindo sua máxima elegância. Para ler, clique aqui.




Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.