O frescor da Primavera

Com a chegada da Primavera, e a aproximação do verão, é natural que muitas pessoas passem a fazer refeições mais leves. Então, é a hora ideal para algumas dicas de harmonização!

 Sauvignon Blanc

Essa é a hora de experimentar Sauvignon Blanc da África do Sul e da Nova Zelândia, se você ainda não estiver familiarizado com eles. Vale a pena, também, procurar os chilenos e é claro, os franceses!

Acompanhe com aspargos, peixes grelhados e frutos do mar, pratos condimentados com coentro e endro (ou dill). E também combine esse vinho com queijos frescos, como mozzarella ou ricota!

 Albariño

Um espanhol Albariño, ou um Vinho Verde português, para quem preferir a pronúncia Alvarinho! Uma das opções mais leves e refrescantes do mundo do vinho!

Essa é uma combinação natural para mariscos, peixes leves, e saladas de tomate.

 Chardonnay

Aproveite a estação para degustar Chardonnay sem carvalho, como o Chablis da Borgonha, sobre o qual você pode ler mais clicando aqui.

Lembre-se disso ao comer ostras e outros frutos do mar, frango, molhos cremosos e peixes em geral.

 Riesling

A acidez apurada e o teor alcoólico relativamente baixo têm tudo a ver com a primavera. Procure rótulos franceses da Alsácia ou rótulos da Alemanha. Um bom Riesling costuma surpreender paladares!

Essa harmonização é perfeita para frango ou salmão defumado, e também para truta. Excelente com sushi e sashimi. Perfeito com carne de porco. Precisa falar mais?

 Pinot Grigio

Versátil, essa é sempre uma boa dica para retribuir um convite. Além disso, é uma uva que anda na moda, aposte nela!

Sua mineralidade combina com antepastos, massas leves e risotos de frutos do mar. Não se esqueça dele com molho à carbonara!

 Rosés, muitos rosés!

A primavera é a hora ideal para se aventurar e alegrar o paladar em um incrível vinho rosé da Provence. E é também a melhor época para conhecer rosés do mundo todo, já que esse vinho também combina com a estação mais romântica do ano.

As versões leves e secas da Provence são perfeitas para saladas, massas e risotos leves, à base de peixes e frutos do mar. Para ver sugestões de harmonização de outros estilos de vinho rosé, clique aqui.

 Tinto, sempre!

E não é porque chegou a primavera que você vai abandonar os deliciosos vinhos tintos, é claro! Nos dias mais quentes, dê preferência aos mais leves, como aqueles produzidos com Pinot Noir, por exemplo. Mas, nem por isso, prive-se do prazer dos vinhos mais encorpados, quando lhe der prazer!

Uma dica: Pinot Noir é um excelente vinho tinto para acompanhar queijos cremosos como Brie e Camembert, e queijos semiduros como Emmental, e Gruyère.

Para encerrar, se quiser ler mais sobre como o clima e as estações do ano influenciam em como escolhemos qual vinho degustar, clique aqui.




Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.